As concessionárias do transporte urbano de Campinas, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) colocaram 30 busdoors com o tema Previna-se, Procure um Médico! para alertar as mulheres para a importância do combate ao câncer de mama e do colo do útero.
Durante o mês de outubro, as garagens vão ganhar decoração rosa e diversas atividades internas para lembrar as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde. Trinta ônibus urbanos receberam busdoors temáticos e estão em veiculando a mensagem a partir de hoje, uma forma de alertar a população.
Outubro Rosa
Outubro é o mês reservado para a divulgar a campanha mundial de conscientização contra os cânceres de mama e de colo de útero. As ações destacam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças e buscam incentivar a realização de exames preventivos para o diagnóstico precoce.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 novos casos. Em 2021, foram registradas 18.139 mortes pela doença. O câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no Brasil.
Paralelamente, a campanha também tem como objetivo abordar outros assuntos que envolvem a saúde da mulher e, no próximo mês será a vez dos homens, com atividades voltadas ao Novembro Azul, marcado pela campanha mundial de prevenção ao câncer de próstata.
Prevenção
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, alimentar-se de forma saudável, manter o peso adequado, evitar bebidas alcoólicas. Amamentar também é um fator de proteção.
O Inca ainda traz outras dicas para evitar o câncer nas mulheres, como não fumar; fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos para mulheres entre 25 e 64 anos e vacinar contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos. É importante lembrar que quanto mais cedo o câncer de mama e o câncer de colo do útero são diagnosticados, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
As informações são da Transurc.
Leia também: Hoje é Dia do Idoso, e Campinas tem vários espaços de convívios com múltiplas atividades