A grande maioria da população não usa o BRT simplesmente porque ele não para na Avenida Moraes Salles. É o que mostrou uma enquete realizada pelo ODC com seus leitores.
Dos demais, 12,50% informaram que não usam a linha pois ela não faz paradas entre o Terminal Ouro Verde e a Estação Marajó. Outros 12,50% não pegam o BRT11 simplesmente porque ele faz duas entradas no Terminal Central, atrasando ainda mais o percurso.
Há ainda 6,25% dos leitores que informaram não usam a linha BRT11 pois é muito demorada. Apenas 3,12% dos leitores informaram que não usam a BRT11 porque acham a linha 133 mais rápida.
Apesar de haver um certo consenso entre os usuários de que há linhas mais rápidas que o BRT11, a parada na Avenida Moraes Salles faz muita falta pois ainda é um dos pontos de maior movimento de todo o Corredor Central.
Nota-se que houve um amadorismo e simplismo ao tirar os pontos da Moraes e da Senador Saraiva por serem os principais eixos de ligação com o Viaduto Cury, onde já tem uma parada, sendo que isso poderia ser invertido: manter os pontos das duas avenidas, o do Central e retirar ao menos dois pontos da Anchieta, que têm pouco movimento.
O ponto da Avenida Orozimbo Maia é o maior exemplo de fiasco, pois os ônibus do BRT perdem um tempo absurdo parados ali, mas isso não é questionado e nem há tentativa de melhoria por parte da Emdec.
A voz da população, será ouvida pela Emdec? Aguardemos.
Da Redação ODC.
Leia também: Dicas da Cidade | Pão de queijo e cafezinho bom no Centro? Tem sim, e ali na Glicério