Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      7 razões para começar faculdade no meio do ano!

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      Dados oferecidos pelo Ministério da Educação revelam que as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SISU), uma das principais formas de ingressar nas universidades brasileiras, caem em até 40% no segundo semestre. 

      Por isso, caso esteja ponderando sobre iniciar a faculdade no meio do ano, este artigo é para você. Neste texto, apresentaremos 7 razões para escolher essa época do ano para começar os estudos, que vão além da diminuição da concorrência. 

      Além disso, como parte fundamental na sua escolha, daremos as principais dicas sobre como escolher uma boa faculdade. Fique até o final e saiba como fazer as melhores escolhas nessa decisão tão importante. 

      7 Vantagens de começar a faculdade no segundo semestre

      1. Mais ofertas de bolsas
        As finanças são umas das questões que mais adiam o início dos estudos, afinal, seja em instituições públicas ou privadas, o estudante precisa arcar com gastos referentes ao deslocamento, alimentação, materiais de estudo e até mesmo com viagens, eventos, conferências, etc., oferecidos pela faculdade. 
      2. Nesse caso, começar a graduação no meio do ano tem uma vantagem diferencial: o aumento da oferta de bolsas, pois as instituições visam preencher vagas remanescentes ou simplesmente aumentar o número de alunos nesse período, pois a procura é mais baixa.  
      1. Menos concorrência 
        Assim como mencionamos acima, a procura pelos cursos que se iniciam no meio do ano é menor, justamente porque os vestibulandos costumam preferir começar o ano estudando ao invés de esperar até a metade. Por outro lado, aqueles que optam por começar a partir de julho, se beneficiam de uma menor concorrência, o que é um bom ponto a se considerar quando se quer finalmente ingressar naquele tão esperado e concorrido curso. 
      1. Mensalidades mais baratas
        Ainda sobre questões de economia, além do aumento da oferta de bolsas, é comum as faculdades particulares oferecerem descontos nas mensalidades. Isso porque, novamente, há o receio de não conseguirem preencher as vagas nesse período. Como descontos são sempre bem vistos e bem-vindos, esse artifício chama a atenção dos estudantes, os quais aproveitam a chance de ingressar em uma boa instituição de ensino por um preço que cabe no seu bolso. 
      1. Ganho de tempo para crescimento profissional
        Estudos te levam às empresas e carreira profissional que sempre desejou. Diplomas e certificações são relevantes para o currículo, mesmo que ainda esteja cursando, e demonstram dedicação e compromisso. Por isso, segundo Dani Verrugo, especialista em Recursos Humanos, profissionais graduados trazem conhecimento e maturidade para a empresa, e cursar uma faculdade é um aprendizado e convívio social importante para a vida profissional. Nesse caso, quanto antes iniciar um curso, maiores serão as chances de começar também uma carreira de sucesso! 
      1. Mais tempo para planejamento
        O início do ano é repleto de planos, mas também é cheio de contas a pagar, dos presentes de Natal, das viagens de fim de ano, e outras coisas. Na verdade, não é à toa que a expressão “o ano só começa depois do Carnaval” é tão utilizada. 
        Diante disso, começar os estudos nessa época, em muitos casos, tende a ser conturbado. Portanto, adiar seis meses o início de um curso dá ao aluno mais tempo de se planejar seu financeiro e sua nova rotina de estudante universitário. 
        Planejar, afinal, é um caminho que assegura possíveis desistências por falta de tempo, dinheiro, problemas com deslocamento, etc. 
      1. Mais possibilidades para começar um estágio
        Conforme os dados da Associação Brasileira de Estagiários, a efetivação de estagiários é comum, por haver benefício aos dois lados. Ao estagiário, por conseguir subsidiar seus estudos, aumentar sua renda e começar a carreira, e aos empresários, por terem colaboradores mais motivados e engajados. 
        Por esse motivo, os contratantes dão preferência a efetivar seus estagiários ao invés de assinar a carteira de um profissional que ao menos conhecem. E, independentemente da modalidade da faculdade, privada, pública, presencial ou EAD, todas dão direito ao estágio remunerado. 
      1. Mais preparação 
        Por fim, mas nunca menos importante, outra razão de começar os estudos na metade do ano é o fato de proporcionar mais tempo de preparação para o vestibular. 
        Além disso, a preparação também está relacionada à própria vida particular do universitário, pois estudos devem ser levados a sério, e, acima de tudo, necessitam preparação de rotina, do tempo, do emocional, de dedicação, entre outros aspectos. 
        Preparar-se, então, é fundamental para encarar os estudos de maneira compromissada, mas, ao mesmo tempo, leve. 

      Como escolher uma boa faculdade?

      Após conhecer bons motivos para começar os estudos no segundo semestre, outro passo importante é escolher a faculdade. Sobre isso, confira os principais requisitos: 

      Cursos aprovados pelo MEC

      Uma boa faculdade deve, obrigatoriamente, ter seus cursos aprovados pelo MEC, por uma questão de atestar sua qualidade, e também de ter seu diploma válido em empresas, concursos, e onde mais precisar. Caso contrário, é quase o mesmo de não possuir uma certificação. 

      Grade curricular atualizada e relevante

      Uma das maiores problemáticas referente aos cursos mais tradicionais, principalmente em relação às faculdades presenciais com muitos anos de existência, é a grade curricular desatualizada. 

      Nesses casos, o funcionamento do mercado de trabalho mudou, os instrumentos mudaram, assim como a base científica, o meio social, etc., mas as disciplinas e conteúdos não estão de preparados para essas mudanças, e acabam sendo irrelevantes. 

      Por isso, escolha universidades com grades atualizadas, que evoluem juntamente à prática do mercado, pois é esse o objetivo real de um curso: dar os conhecimentos necessários e atuais para formar bons profissionais pensando no hoje e no futuro. 

      Suporte acadêmico funcional e solícito

      É somente após entrar na faculdade que o estudante passa a reconhecer a importância de um bom suporte acadêmico. Dúvidas sobre as disciplinas, matrículas, grade curricular, emissão de documentos, problemas com o sistema, e várias outras situações são comuns. 

      Quando não há um suporte eficiente, prático e solícito, o aluno pode perder desde disciplinas, até estágios, e ter outras dores de cabeça devido ao sistema falho. 

      Por outro lado, um bom amparo referente a essas questões facilita a vida do aluno e diminui as chances dos famosos “perrengues”, esses que só quem já precisou resolver problemas e não conseguiu já passou. 

      Horários adequados à sua rotina

      Por fim, uma universidade com cursos de graduação com horários que se encaixem à sua rotina são pontos-chave para escolher uma boa faculdade para você. Nesse caso, cada vestibulando deve dar preferência pensando em seus próprios hábitos de estudo e cotidiano.