As gordurinhas a mais na barriga muitas vezes são vistas sob a ótica estética, mas o problema maior deve ser a saúde. A obesidade abdominal é um fator de risco para doenças cardíacas, como o infarto e o AVC.
O educador físico Rafael Oliveira, da rede de academias SELFIT, por sua vez, destaca os problemas que podem ocorrer em decorrência de uma circunferência elevada.
“A circunferência abdominal e de cintura são dois indicativos de risco de coronariopatia. Existe uma relação que pessoas com grande circunferência abdominal têm um risco mais elevado de ter diabetes, colesterol e infarto, entre outros problemas cardíacos, do que as pessoas que não possuem uma grande circunferência”, alerta o profissional.
O risco para as mulheres é quando a circunferência abdominal ultrapassa os 88 cm e, nos homens, 102 cm. Se a cintura tem medidas superiores a esses indicadores, é fundamental buscar ajuda médica para os devidos acompanhamentos e testes. Além disso, é possível romper a barreira do sedentarismo.
A seguir, o educador físico dá dicas de como perder alguns centímetros na barriga e auxiliar na busca de uma vida mais saudável:
- Caminhada: Para quem não faz nenhuma atividade, o ideal é começar com a caminhada, buscando alternar a mais leve com a mais acelerada, por ao menos 30 minutos por dia para chegar a três horas semanais. A partir disso, basta aumentar o tempo e o ritmo, podendo até virar uma corrida.
- Treino e não exercício: Não existe um ou outro bom exercício para queimar gordura. Existem metodologias, como o HIIT, musculação focada para o emagrecimento e treino cardio. Enfim, não é um exercício que vai queimar a gordura e sim o treinamento em si.
-
O HIIT: High Intensity Interval Training é um treino curto, mas que pode ser uma alternativa boa para quem quer queimar calorias de uma forma mais rápida, além de tonificar a musculatura. Com isso, sobra mais tempo para aproveitar o verão.
Oliveira, no entanto, orienta que, se a pessoa nunca praticou a atividade, é preciso fazer de forma gradativa. “E quem já pratica a atividade e deseja aumentar a intensidade, é necessário que o educador físico avalie se é realmente o momento. Esse tipo de treino nem sempre é uma constante, pois, além do treinamento intenso, exige descanso e adaptação.”
Sobre a SELFIT
A SELFIT Academias foi fundada em 2012, com a primeira unidade implantada em Salvador, na Bahia. Em 2015, a rede decidiu se associar ao fundo H.I.G Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento.
A marca inovou na construção de um modelo proprietário com a criação de uma estrutura única, composta por espaços especiais conectados às principais tendências mundiais.
A SELFIT iniciou em 2019 um forte processo de expansão para o Sudeste brasileiro, que inclui o sistema de franquias também.
Até o final de 2020, a meta é chegar a mais de 120 unidades em todo o País. O formato da academia tem o objetivo de atender às necessidades dos alunos que desejam encontrar a sua melhor versão, desenvolvendo uma relação de felicidade, leveza e prazer com os exercícios.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.