A importância do Terminal Campo Grande no contexto histórico do distrito

O Terminal Campo Grande reúne muita história viva. Inaugurado no começo dos anos 90, depois de muitos anos em obras, o terminal foi concebido para troncalizar as linhas da região.

Antigamente, as linhas que hoje são alimentadoras, ou seja, circulam apenas dentro dos bairros e levam até o Terminal, iam até o Centro e paravam em vários locais que já eram inadequados.

Quando o Terminal Campo Grande começou a ser construído, no final dos anos 80 do século passado, a Avenida John Boyd Dunlop ainda tinha alguns trechos sem asfalto e quase toda a sua extensão ainda era em pista simples, representando grande perigo aos usuários.

Com o tempo, a via foi sendo duplicada aos poucos e com o terminal já em funcionamento, a Emdec, como empresa de ônibus, fez um ótimo trabalho de troncalização das linhas.

Poucos vão se lembrar, mas o Terminal Campo Grande antigo, hoje desativado, começou a funcionar ainda em obras e aberto. As linhas de bairro iam até lá e os passageiros pegavam outro para o Centro sem a cobrança de uma nova passagem.

Quem viveu essa época, sabe que o Terminal Campo Grande é um símbolo de luta da população local por um transporte melhor. Hoje, o atendimento é feito pelo Terminal do BRT, um pouco mais à frente do espaço antigo.

José Gaveta – Da Redação ODC.
Leia também: Mais vandalismo e prejuízo nos terminais de ônibus de Campinas

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens