Os óculos escuros são complementos obrigatórios ao tomar sol para proteger os olhos dos raios UVA e UVB. Mais do que um acessório estético, auxilia na prevenção de uma série de lesões oculares. E é por este motivo que crianças também devem utilizá-los, principalmente em atividades em que ficam expostas por muito tempo à luz solar.
Prevenir desde cedo
Com o ritmo de brincadeiras e do corre-corre da criançada, muitos pais não se incomodam com a qualidade dos óculos escuros, já que o item pode ser quebrado com mais facilidade. Mas, é importante destacar que é preciso verificar a qualidade das lentes, que devem ser capazes de filtrar entre 99% e 100% de toda a radiação ultravioleta.
“Os óculos devem possuir um selo que ateste a proteção UV. Optar por modelos de procedência duvidosa é mais crítico do que não usar nada, pois causa a dilatação da pupila devido à diminuição da luminosidade, e assim permite a entrada dos raios nocivos, o que não acontece com lentes de qualidade”, explica o especialista do H.Olhos.
Outros pontos também devem ser considerados em relação às lentes para as crianças: o ideal é que elas cubram a região ao redor dos olhos, para evitar danos às pálpebras causados pelo sol. Além disso, os óculos são uma barreira contra o vento, funcionando como um bloqueio contra poeira e partículas, que podem causar irritação e vermelhidão, evitando também o ressecamento dos olhos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.