As estações do BRT de Campinas continuam abandonadas. Ao invés dos nobres vereadores da cidade fazerem alguma coisa para tentar reverter essa situação, os mesmos preferem fazer vídeos completamente inúteis para dizer que estão “ao lado da população”.
A população que entra sem pagar nas estações é justamente a que mais reclama de ônibus velhos, atrasos e outros problemas, mas não são capazes nem de pagar uma passagem.
Com o sistema cada vez mais deficitário, justamente por conta da implantação precária do BRT, fica distante qualquer chance de recuperação, inclusive a compra de novos veículos.
Além da enorme evasão em todas as estações, as mesmas seguem sendo depredadas. Há sempre uma pichação, um assento vandalizado ou uma placa arrancada. As informações já estão praticamente desaparecendo.
Para tentar coibir isso, foram colocados fiscais em quase todas as paradas, porém muita gente segue ignorando a presença dos mesmos e continuam entrando sem pagar.
Nas redes sociais ainda há quem defenda essas evasões para justificar “o transporte ruim que a cidade tem”. Esse tipo de prática é irresponsável, pois uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Quando o passageiro chama um carro por aplicativo, e o mesmo é velho e com um motorista ruim, ele desce sem pagar por esse motivo? Se for assim, a prática deve ser expandida.
As justificativas para a evasão são cada vez mais esdrúxulas, mas cobrar a quem é de direito, ninguém cobra. Há canais de reclamações e os nobres parlamentares a serem cobrados.
Enquanto isso, parlamentares seguem “inventando moda” querendo mudar itinerário e criar linha nova para poder aparecer e dizer que fez alguma coisa em “prol do povo”, mas resolver os problemas do transporte, ninguém quer.
Da Redação ODC.
Leia também: Maior parte das infrações de trânsito em Campinas são cometidas por motociclistas