Abrigo Amigo faz um ano em Campinas com mais de 1100 chamadas

Os pontos de ônibus que possuem totens interativos, chamados de “abrigo amigo”, completaram um ano em Campinas. Mais de 1100 acionamentos foram feitos desde então.

O objetivo é minimizar a sensação de insegurança dos usuários do transporte público, principalmente mulheres, que utilizam as paradas de ônibus desacompanhadas no período entre 20h e 5h.

A iniciativa da empresa Eletromidia foi desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO e envolve a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp). Campinas está entre as três cidades brasileiras contempladas, juntamente com São Paulo e Rio de Janeiro.

No período de um ano, foram 1.147 chamadas de usuários solicitando companhia remota e duas relatando ocorrências reportadas ao policiamento e ao Corpo de Bombeiros. A maioria dos acionamentos foi entre 22h e 23h (282 chamadas). Entre 20h e 0h, foram computados 959 acionamentos ao todo.

O abrigo localizado em frente ao Campinas Shopping, na rua Jacy Teixeira de Camargo, na região do Jardim do Lago, segue como o ponto que mais registrou pedidos de companhia remota. Foram 272 acionamentos – 23,7% do total.

Na sequência, foram 170 chamados (14,8%) no ponto da avenida Orosimbo Maia, em frente ao Savegnago Supermercados; 118 acionamentos (10,3%) no abrigo localizado na rua Dr. Alfredo Maia Bonato (Praça Arautos da Paz); 113 (9,9%) no abrigo da Moraes Salles (em frente à Escola Estadual “Francisco Glicério”); e 100 (8,7%) no ponto da Francisco Glicério (em frente ao 6º Cartório de Notas).

Confira a distribuição dos acionamentos nos demais locais:

6º) Avenida Benjamin Constant, 1.633, próximo à Biblioteca Municipal: 96 acionamentos (8,4%);
7º) Rua Albino José Barbosa de Oliveira, 1.000 (Barão Geraldo): 21 acionamentos: 87 acionamentos (7,6%);
8º) Rua Joaquim Villac, 500 (em frente ao Instituto Religioso Campinas): 61 acionamentos (5,3%);
9º) Avenida José de Souza Campos (altura do número 1.220): 53 acionamentos (4,6%);
10º) Avenida José de Souza Campos (oposto ao número 1.850): 30 acionamentos (2,6%).

Balanço de abrigos

Atualmente, Campinas conta com 13 dos 20 pontos de “Abrigo Amigo” disponíveis para receber a tecnologia. A localização de alguns pontos está sendo reavaliada, em função do número de acionamentos computados.

A adaptação não envolve recursos municipais. O projeto está sendo custeado por empresas patrocinadoras, por meio da venda do espaço publicitário.

Os abrigos contam com painéis digitais adaptados para realizar chamadas de vídeo, em tempo real, entre o usuário que se sentir vulnerável no ponto e atendentes de uma central de monitoramento. Eles são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones.

As chamadas são recebidas por uma central de atendimento, com protocolos definidos entre a Eletromidia e o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Da Redação ODC.
Leia também:
Uma das mais antigas lojas da 13 de Maio em Campinas fecha as portas; Centro segue degradado

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens