Os pontos de ônibus que possuem totens interativos, chamados de “abrigo amigo”, completaram um ano em Campinas. Mais de 1100 acionamentos foram feitos desde então.
A iniciativa da empresa Eletromidia foi desenvolvida em conjunto com a agência AlmapBBDO e envolve a Prefeitura de Campinas, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp). Campinas está entre as três cidades brasileiras contempladas, juntamente com São Paulo e Rio de Janeiro.
No período de um ano, foram 1.147 chamadas de usuários solicitando companhia remota e duas relatando ocorrências reportadas ao policiamento e ao Corpo de Bombeiros. A maioria dos acionamentos foi entre 22h e 23h (282 chamadas). Entre 20h e 0h, foram computados 959 acionamentos ao todo.
O abrigo localizado em frente ao Campinas Shopping, na rua Jacy Teixeira de Camargo, na região do Jardim do Lago, segue como o ponto que mais registrou pedidos de companhia remota. Foram 272 acionamentos – 23,7% do total.
Na sequência, foram 170 chamados (14,8%) no ponto da avenida Orosimbo Maia, em frente ao Savegnago Supermercados; 118 acionamentos (10,3%) no abrigo localizado na rua Dr. Alfredo Maia Bonato (Praça Arautos da Paz); 113 (9,9%) no abrigo da Moraes Salles (em frente à Escola Estadual “Francisco Glicério”); e 100 (8,7%) no ponto da Francisco Glicério (em frente ao 6º Cartório de Notas).
Confira a distribuição dos acionamentos nos demais locais:
6º) Avenida Benjamin Constant, 1.633, próximo à Biblioteca Municipal: 96 acionamentos (8,4%);
7º) Rua Albino José Barbosa de Oliveira, 1.000 (Barão Geraldo): 21 acionamentos: 87 acionamentos (7,6%);
8º) Rua Joaquim Villac, 500 (em frente ao Instituto Religioso Campinas): 61 acionamentos (5,3%);
9º) Avenida José de Souza Campos (altura do número 1.220): 53 acionamentos (4,6%);
10º) Avenida José de Souza Campos (oposto ao número 1.850): 30 acionamentos (2,6%).
Balanço de abrigos
Atualmente, Campinas conta com 13 dos 20 pontos de “Abrigo Amigo” disponíveis para receber a tecnologia. A localização de alguns pontos está sendo reavaliada, em função do número de acionamentos computados.
A adaptação não envolve recursos municipais. O projeto está sendo custeado por empresas patrocinadoras, por meio da venda do espaço publicitário.
Os abrigos contam com painéis digitais adaptados para realizar chamadas de vídeo, em tempo real, entre o usuário que se sentir vulnerável no ponto e atendentes de uma central de monitoramento. Eles são equipados com câmeras, conexão com a internet, sensores noturnos e microfones.
As chamadas são recebidas por uma central de atendimento, com protocolos definidos entre a Eletromidia e o Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Da Redação ODC.
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