Ações da Emdec mostram que quase 3/4 das multas aplicadas em Campinas são em motociclistas imprudentes

As ações de fiscalização da Emdec mostraram o óbvio: 72,5% das multas aplicadas foram a motociclistas, os mais imprudentes no trânsito de Campinas. Até o momento foram feitas 34 blitzes.

Os motociclistas são também as maiores vítimas do trânsito. Somente no ano passado foram 72 motociclistas ou garupas mortos em vias urbanas, um percentual de 46% sobre o total de 155.

Já no primeiro trimestre deste ano o percentual aumentou: 14 mortes, com 7 motociclistas, ou seja, 50%. Outras 397 autuações (26,7%) foram aplicadas a automóveis, duas a caminhões e nove a veículos enquadrados em outras categorias.

As operações integradas são promovidas pela Emdec, em conjunto com a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar (PM), o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP).

Foram 247 veículos removidos ao Pátio Municipal – 145 motocicletas, 101 carros e um veículo enquadrado em outras categorias. No total, foram 1,3 mil veículos abordados nas 34 operações: 965 motos, 331 automóveis, seis veículos de outra categoria e um caminhão. Já as forças de segurança abordaram 1,5 mil pessoas.

A alteração irregular do sistema de iluminação dos veículos (130 infrações – 8,7%), a ausência do cinto de segurança (126 autuações – 8,5%) e as irregularidades nos escapamentos – furados, sem silenciador, barulhentos (117 autuações – 7,9%) lideraram o ranking das principais infrações identificadas nas operações de abril.

Na sequência, aparecem infrações relacionadas à documentação dos veículos – sem carteira de habilitação (73 autuações – 5%) e com licenciamento vencido (71 autuações – 4,8%).

Da Redação ODC.
Leia também:
Guarda Municipal apreende grande quantidade de drogas no DIC em Campinas