As ações de fiscalização da Emdec mostraram o óbvio: 72,5% das multas aplicadas foram a motociclistas, os mais imprudentes no trânsito de Campinas. Até o momento foram feitas 34 blitzes.
Já no primeiro trimestre deste ano o percentual aumentou: 14 mortes, com 7 motociclistas, ou seja, 50%. Outras 397 autuações (26,7%) foram aplicadas a automóveis, duas a caminhões e nove a veículos enquadrados em outras categorias.
As operações integradas são promovidas pela Emdec, em conjunto com a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar (PM), o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP).
Foram 247 veículos removidos ao Pátio Municipal – 145 motocicletas, 101 carros e um veículo enquadrado em outras categorias. No total, foram 1,3 mil veículos abordados nas 34 operações: 965 motos, 331 automóveis, seis veículos de outra categoria e um caminhão. Já as forças de segurança abordaram 1,5 mil pessoas.
A alteração irregular do sistema de iluminação dos veículos (130 infrações – 8,7%), a ausência do cinto de segurança (126 autuações – 8,5%) e as irregularidades nos escapamentos – furados, sem silenciador, barulhentos (117 autuações – 7,9%) lideraram o ranking das principais infrações identificadas nas operações de abril.
Na sequência, aparecem infrações relacionadas à documentação dos veículos – sem carteira de habilitação (73 autuações – 5%) e com licenciamento vencido (71 autuações – 4,8%).
Da Redação ODC.
Leia também: Guarda Municipal apreende grande quantidade de drogas no DIC em Campinas