Agora é definitivo: dinheiro não é mais aceito para pagamento de passagem de ônibus urbano em Campinas

Agora é pra valer. Desde a última sexta-feira, de forma definitiva, os ônibus de Campinas não aceitam mais dinheiro para pagamento da tarifa dentro dos veículos. Houve uma prorrogação do prazo em caráter excepcional pois ocorreram problemas no sistema de bilhetagem no primeiro dia, que foi há duas semanas, e por isso as empresas optaram por prorrogar o prazo até o dia 31/01. Na sexta-feira mesmo a reportagem do ODC utilizou o transporte campineiro e não houve aceitação de dinheiro. Em um dos ônibus que usamos, o motorista orientou a passageira a comprar um QRCode em um ponto de venda próximo, no caso, uma farmácia.

O fim da aceitação de dinheiro dentro dos coletivos de Campinas atende a um pedido da Justiça, que determinou o fim da dupla função dos motoristas: ou eles dirigiam, ou cobravam a passagem. Como não havia interesse na recontratação dos cobradores, optou-se por novas tecnologias para a compra dos bilhetes.

As empresas já retiraram a caixinha de dinheiro dos motoristas, já que eles não podem mais aceitar qualquer forma de pagamento e sequer liberar a catraca para qualquer pessoa. A ordem é não utilizar em nenhuma hipótese o botão de liberação da catraca.

Da Redação ODC.


Deixe um comentário

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens