A Emdec ativa mais quatro estações do BRT nesta sexta-feira, dia 28/04, no Corredor Campo Grande. Logo cedo estarão abertas as estações Bonfim, Alberto Sarmento e Vila Teixeira, no antigo leito do VLT, e as estações Bandeirantes, Bela Aliança e Nova Esperança na Avenida John Boyd Dunlop.
Partindo do Terminal Campo Grande, as viagens terão início a cada 10 minutos, entre 4h40 e 8h30, pela manhã; e entre 14h50 e 18h40, pela tarde. Já as partidas do Terminal BRT Mercado sairão entre as 5h20 e 9h10; e entre 15h30 e 19h20, com o mesmo intervalo.
No total, serão realizadas 96 viagens diárias, nos dias úteis de segunda a sexta-feira, nos horários de pico. Serão 24 viagens em cada sentido (bairro-Centro e vice-versa) por turno (manhã e tarde).
Para viabilizar a redução do intervalo entre os carros, a frota da linha será ampliada em 60%: de 5 para 8 ônibus.
Esses três últimos parágrafos são informações da Prefeitura, passadas com atraso depois de cinco horas de espera do ODC por uma informação. E ela só veio porque cobramos. Do contrário, ia passar batido.
Apesar dos esforços da prefeitura para que a população passe a usar o BRT, o calendário extremamente lerdo de implantação do novo sistema não estimula as pessoas a trocarem suas linhas de preferência.
Mesmo com a Emdec fazendo matérias enormes dizendo que o BRT é um sucesso, é pífia a quantidade de gente que se utiliza da linha BRT20 se comparado com a linha troncal 212, que liga o Terminal Itajaí até o Corredor Central via Terminal Campo Grande.
O calendário de implantação do BRT é muito grande e isso não traz nenhum estímulo para as pessoas fazerem as trocas das suas linhas habituais. A justificativa é que “em outros sistemas, o erro foi justamente implantar tudo de uma vez ou muito rapidamente”.
No fim, fica a impressão de que a prefeitura tem é medo de implantar algo que poderá lhe trazer algum desgaste político. Isso é muito ruim, pois mais uma vez a política está na frente das necessidades das pessoas.
Da Redação ODC.