A Defesa Civil emitiu pela primeira vez na noite de ontem um alerta extremo através dos telefones celulares de quem mora na cidade de Campinas. O alerta pegou muita gente de surpresa.
O alerta é visual, sensorial e sonoro. No caso de ontem, exatamente às 22h19, todos os celulares da cidade de Campinas que estavam ligados começaram a vibrar, a emitir um alerta sonoro em som alto e com a mensagem no centro da tela.
O assunto tomou conta da cidade, pois muita gente não sabia o que estava acontecendo e ficou assustada. Esse alerta é emitido mesmo com o celular estando em modo de espera, volume baixo ou modo noturno.
De acordo com a Defesa Civil, o alerta é emitido diretamente para todas as torres de telefonia celular que operam no sistema 4G e 5G, e imediatamente chegam nos aparelhos que estão usando os sinais daquela unidade.
Nos Estados Unidos o alerta de desastre já é usado há algum tempo e agora também será usado frequentemente nas cidades brasileiras com o objetivo de avisar as pessoas sobre a necessidade de se protegerem em caso de alto risco de vida.
Em relação a ontem, o alerta, emitido pela primeira vez na cidade de Campinas, foi por conta de uma forte chuva que atingiu a cidade, alertando as pessoas a procurarem locais mais seguros.
Da Redação ODC.
Leia também: Artigo: Como lidar com a pressão emocional das festas de final de ano