Alunos da PUC-Campinas produzem vídeos educativos para orientação de pessoas com deficiência em situação de risco

A Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas apresentou nesta quinta-feira, 12 de dezembro, uma série de 16 vídeos educativos à Defesa Civil municipal. O conteúdo é voltado a orientar pessoas com deficiência (PCDs) e seus familiares em situações de emergência, como incêndios. Os vídeos começarão a ser publicados ainda em dezembro, Mês da Pessoa com Deficiência, no portal Campinas Resiliente, acessível em c.

O trabalho é resultado de uma colaboração entre professores, alunos, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as secretarias municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade. O projeto, iniciado em fevereiro deste ano, faz parte da iniciativa Scorecard Inclusão de Pessoa com Deficiência em Situações de Desastres, ferramenta das Nações Unidas implementada pela Prefeitura de Campinas para avaliar e fortalecer a resiliência da cidade.

“Este projeto é uma importante iniciativa para garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso a informações essenciais em situações de emergência. Ele reflete o compromisso da nossa cidade com a inclusão e a proteção de todos os seus cidadãos”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Os estudantes são do 7º semestre do Curso de Jornalismo, da disciplina Projeto Orientador VII, e foi coordenada pelas professoras Amanda Artioli e Cecília Toledo. Contou também com a participação do coordenador da Defesa Civil, Sidnei Furtado, que contribuiu diretamente na seleção dos temas abordados, que buscam não só informar sobre as medidas de segurança, mas também oferecer instruções específicas para PCDs, englobando deficiências física, auditiva, visual e mental.

Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil de Campinas, destacou que o projeto é pioneiro no Brasil ao direcionar ações de comunicação pública especificamente para PCDs em contextos de emergência, alinhado à metodologia da Iniciativa Construindo Cidades Resilientes da ONU.

“Os vídeos representam o trabalho colaborativo entre os estudantes, professores e autoridades locais. É gratificante ver como o jornalismo pode desempenhar um papel crucial na promoção da segurança e da conscientização em nossa sociedade”, afirmou Rose Bars, diretora da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas.

Como centro de resiliência reconhecido pelas Nações Unidas, Campinas já aplicou a ferramenta Scorecard em outros municípios da Região Metropolitana com o objetivo de fortalecer a resposta e a preparação para desastres.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Começam a operar nesta segunda, 16/12, novos radares nas imediações do Terminal Santa Lucia em Campinas

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens