A Secretaria de Infraestrutura, velha conhecida por atrasar obras por toda a cidade, iniciará mais uma, agora na região do Terminal BRT Mercado Municipal. O prazo de término, como de praxe, é o mesmo de sempre. O início é nesta segunda, 15/09.
A obra terá um custo total superior a R$ 125 milhões e o prazo de conclusão, como sempre, é de 24 meses, ou seja, tudo deverá estar pronto no dia 15 de setembro de 2027.
Esse reservatório deverá ter 23 metros de profundidade e 85 metros de diâmetro. O canteiro de obras já foi cercado pela empresa vencedora da licitação.
Por enquanto não haverá impacto no transporte coletivo, porém com o andamento da obra, algumas linhas poderão ser afetadas, mas diz a secretaria que os usuários do transporte serão informados antecipadamente de eventuais mudanças. O padrão da Emdec de informar mudanças é 48 horas, ou seja, quase nada de tempo para as pessoas se programarem.
É bem provável que a obra atrase, assim como todas as outras dessa secretaria. As desculpas deverão ser as seguintes (anotem para depois cobrar):
- A construtora abandonou a obra e demorou para contratar outra.
- O solo é lodoso, e a empresa não sabia, sendo necessário reforço acima do esperado.
- Trânsito local impede avanço das obras no tempo esperado.
- Choveu mais do que o previsto e a obra precisou ser paralisada.
Um outro reservatório está sendo construído nas imediações da Avenida Princesa D’Oeste, outro local que historicamente alaga. Por lá, as obras estão mais avançadas e deverão ser concluídas no mesmo prazo. Até o momento, tudo segue normal.
Da Redação ODC.
Leia também: História dos transportes no Distrito de Nova Aparecida (Capítulo 5)