Uma das premissas do transporte público em qualquer lugar do mundo é a confiabilidade: você chegar no ponto e ter a certeza de que o seu ônibus irá passar no horário marcado.
Não é de hoje que o Cittamobi, aplicativo oriundo da Cittati, empresa ligada a empresários que já têm outras empresas de ônibus, apresenta falhas crônicas que prejudicam o passageiro.
A previsibilidade de horários não funciona de forma correta e faz o passageiro ficar plantado no ponto por muito tempo. Nos últimos meses, o problema parece que tem se agravado.
O aplicativo mostra um ônibus “online”, ou seja, com o GPS supostamente funcionando. Ele informa que o veículo estará para passar em 1 minuto ou que é o próximo a chegar. No mapa, o ônibus é mostrado um ponto antes do que o passageiro deseja usar para embarcar.
Quando o passageiro chega no ponto, o coletivo já passou. Ao ver o mapa novamente, o ônibus já aparece dois pontos à frente. Isso tem sido um problema constante.
O Moovit ainda é pior pois não acompanha o carro que está chegando, e em um sistema de transporte com pouca previsibilidade em virtude de todos os tipos de problemas possíveis, é quase inútil usar algo nesse sentido.
Não faz sentido você ter um aplicativo que mostra coletivos que nunca irão passar, e a linha do Moovit tem sido mais ou menos essa. Com quebras constantes, trânsito excessivo e faltas de motoristas, o que o passageiro precisa hoje é de aplicativos que mostrem os veículos online.
Isso o Cittamobi faz, mas não funciona direito, então hoje o passageiro campineiro acaba sendo prejudicado pela falta de aplicativos confiáveis. Ou então confiar na tabela horária e ir para o ponto mais ou menos no horário que o coletivo deveria passar, assim como na época antes dos aplicativos.
Seria interessante que fosse feita alguma coisa para que o Cittamobi ajustasse essa questão da previsibilidade, pois mostrando coletivo que já passou, não ajuda em nada, muito pelo contrário.
Da Redação ODC.
Leia também: BRT de Campinas é um dos únicos do mundo a não ser segregado; Será que o mundo inteiro está errado?





