Depois de mais uma cortina de fumaça da prefeitura, provavelmente plantada por algum integrante do governo, a Emdec, em conjunto com a Secretaria de Transportes e com a Transurc anunciaram o lançamento de um roteirizador de viagens para o serviço PAI.
Curiosamente e “coincidentemente”, dois dias depois a prefeitura divulgou a informação sobre a mudança na operação do serviço. O modus operandi foi o mesmo do anúncio de “50 ônibus novos”.
Na ocasião, os mesmos veículos de imprensa fizeram materiais sobre as condições da frota de ônibus de Campinas e também, dois dias depois, foi anunciada a “renovação” de 5% da frota, uma quantidade irrisória.
O roteirizador vai garantir que os pedidos de agendamentos do serviço sejam distribuídos, de forma automática, de acordo com a localização, indicando rotas mais eficientes e reduzindo o tempo dos deslocamentos. Como resultados, a capacidade dos veículos será melhor aproveitada, o que vai possibilitar o atendimento de mais usuários, reduzindo os índices de recusa de viagens.
A distribuição dos usuários será mais equilibrada, evitando sobrecarga ou subutilização. Os cancelamentos também serão automaticamente desconsiderados pelo roteirizador para que a vaga seja liberada para novos agendamentos.
A criação das rotas de viagens será otimizada, a partir de critérios como origem, destino, horário de chegada e de retorno. O software vai utilizar dados de geolocalização para calcular as melhores rotas, planejando trajetos mais eficientes.
Atualmente, o PAI-Serviço conta com 2.221 usuários cadastrados. Entre janeiro e março deste ano, computou 38.267 viagens aceitas e 2.813 viagens recusadas (cerca de 7%). Ao longo de 2024, o PAI-Serviço registrou 154.416 viagens, 8.939 recusas (cerca de 5%) e alcançou 2.113 usuários cadastrados e ativos.
Da Redação ODC.
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