Av. Francisco Glicério ganhará mais 100 árvores, depois dos cortes

A Secretaria de Serviços Públicos elaborou um projeto de requalificação paisagística para a Avenida Francisco Glicério, onde também será implantado um novo trecho de faixa exclusiva para o transporte público coletivo. Haverá também o plantio de 58 mudas de árvores de médio porte na avenida, no trecho entre a Avenida Aquidabã até a Rua Henrique de Barcelos, e 42 mudas na Rua Álvaro Ribeiro e Avenida General Carneiro, totalizando 100 árvores.

Serão colocadas em floreiras no mesmo nível da calçada, revestidas com forração, permitindo a permeabilidade do solo.

Novo trecho de faixa exclusiva

Para diminuir as lentidões e priorizar, ainda mais, a circulação do transporte público coletivo, aumentando a sua eficiência, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) implantará uma continuação da faixa exclusiva já existente na Avenida Francisco Glicério. Com a medida, a via ficará com 1,3 km de traçado somente para os ônibus.

O novo trecho, de 290 metros, abrange a extensão entre a Avenida Aquidabã até a Rua Henrique de Barcelos. A Francisco Glicério já possui faixa exclusiva para o transporte coletivo, em trecho de pouco mais de 1 km, entre as vias Orosimbo Maia e Aquidabã.

O novo trecho de faixa exclusiva segue os mesmos parâmetros do existente, com a circulação dos ônibus à direita. A operação exclusiva dos ônibus será permanente, todos os dias da semana (de segunda a domingo), nas 24 horas do dia. No novo trecho são quatro faixas de rolamento.

“Devido ao grande fluxo de veículos e linhas que operam no trecho, é importante priorizarmos o transporte público. Esta iniciativa integra o nosso objetivo em ampliar a eficiência do transporte público coletivo, além de proporcionar mais fluidez viária para a via, aumentando a segurança e diminuindo o trânsito lento”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

Por esse trecho da Avenida Francisco Glicério circulam, diariamente, 15 linhas de ônibus, uma frota de 66 veículos. Juntas, transportam mais de 32 mil passageiros por dia. São 36 ônibus circulando por hora no trecho.

Algumas intervenções físicas são necessárias, como, por exemplo, a retirada do canteiro central existente, ganhando espaço para a implantação da faixa exclusiva; e, ainda, destinar três faixas de rolamento para a circulação geral. Será possível estacionar do lado esquerdo da via, como ocorre hoje.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, a obra no canteiro central da via será iniciada neste mês. Já o plantio das mudas iniciará em abril. A entrega final de todo o projeto — inclusive da faixa exclusiva — está prevista para o mês de maio.

Após as obras e intervenções necessárias, serão implantadas as sinalizações horizontal e vertical.

Confira as linhas beneficiadas pela faixa exclusiva:

173 – Jardim São Vicente / Parque Itália

253 – Swift / Vila Boa Vista

341 – Jardim São Gabriel

342 – Jardim Aliança

344 – Estação Parque Prado

345 – Jardim Carlos Lourenço / Cidade Judiciaria

346 – Jardim Carlos Lourenço

349 – Vila Formosa

359 – Jd. Esmeraldina / Estação Cidade Judiciária

366 – Vila Orosimbo Maia (Inclusivo)

395 – Notre Dame

403 – Nova Europa

408 – Parque Jambeiro

408.1 – Parque Jambeiro

499 – Iporanga

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Pesquisas sobre cabelos cacheados e crespos crescem 232% e 309% nos últimos dois

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens