Avançam as obras do pavimento rígido no Corredor Central do BRT em Campinas

As intervenções para substituição do pavimento asfáltico tradicional pelo piso de concreto (pavimento rígido) continuam a todo vapor no Centro de Campinas. A obra, que abrange uma extensão linear de 4,1 quilômetros do Corredor Central do BRT, visa proporcionar maior durabilidade e eficiência ao sistema de transporte público municipal.

Estágio Atual das Frentes de Trabalho

A modernização das vias centrais segue com trabalhos concentrados em eixos estratégicos da cidade:

  • Avenida Moraes Salles: A implantação do concreto avança nas proximidades do cruzamento com a Rua Irmã Serafina. Dos 740 metros previstos para a via, 600 metros já foram executados.
  • Avenida Orosimbo Maia: A obra concentra-se na altura da Maternidade de Campinas, com 500 metros concluídos de um total de 700 metros programados.
  • Rua Irmã Serafina (Etapa Concluída): A via já teve cerca de 200 metros lineares de pavimento rígido devidamente implantados.

Após a finalização das etapas estruturais de concretagem, todas as vias contempladas passarão por intervenções complementares, incluindo nova sinalização viária horizontal e vertical.

Próximas Etapas e Cronograma

O planejamento do município prevê a substituição gradativa do piso ao longo de todo o anel viário central. O itinerário completo das intervenções inclui:

  • Vias contempladas: Avenidas Anchieta, Orosimbo Maia, Senador Saraiva e Moraes Salles, além do Terminal Central.
  • Prazos: A Ordem de Serviço foi oficializada no final de maio e os trabalhos em campo tiveram início em junho, com prazo total de execução estipulado em 17 meses. O cronograma prevê aproximadamente mais 12 meses de obras contínuas até a entrega final.

Benefícios do Pavimento Rígido

A opção pelo piso de concreto atende a critérios técnicos rigorosos exigidos para corredores de alta rodagem.

  • Alta Resistência: Diferente do asfalto comum, o concreto suporta o peso elevado e a frenagem constante dos ônibus articulados e biarticulados do BRT sem sofrer deformações (como ondulações e “trilhos de roda”).
  • Menor Manutenção e Maior Durabilidade: A vida útil do piso rígido pode ultrapassar 20 a 30 anos com necessidade mínima de reparos, o que reduz custos operacionais e evita paralisações frequentes na circulação do transporte coletivo.

“A obra está dentro do tempo planejado e sendo executada com a qualidade prevista. É uma intervenção fundamental, pois este tipo de piso suporta mais o peso do tráfego de veículos BRT sem desgastar ou deformar, o que proporciona uma operação mais eficiente e de qualidade ao transporte público.” — Carlos José Barreiro, Secretário Municipal de Infraestrutura.

Investimentos e Modernização do BRT

A troca do piso no Corredor Central conta com um aporte específico de R$ 16.126.394,34, sob gestão da Secretaria Municipal de Infraestrutura e execução pela empreiteira Compec Galasso.

A iniciativa faz parte de um pacote amplo de investimentos viabilizado via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Governo Federal, que destina ao todo R$ 54.754.841,38 para a modernização do BRT na área central de Campinas.

Além da pavimentação, o projeto global engloba:

  1. Construção de 4 Novas Estações de Transferência: Anchieta, Orosimbo Maia I, Orosimbo Maia II e Moraes Salles.
  2. Readequação do Terminal Central: Reformulação de espaço e infraestrutura para integrar com eficiência as linhas do sistema BRT.

A Prefeitura de Campinas já homologou a contratação dos projetos executivos referentes às quatro novas estações.

Orientação ao Motorista e Usuário do Transporte

Durante o período de obras, trechos das avenidas em manutenção podem sofrer interdições parciais e desvios de tráfego coordenados pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas). Motoristas e passageiros devem ficar atentos à sinalização local e aos canais oficiais de trânsito para consultar eventuais alterações temporárias em pontos de parada.

Da Redação ODC.
Leia também:
Novo itinerário de ônibus em Campinas já está em vigor; Confira as alterações