Azul suspende voos entre Viracopos e Paris a partir de abril de 2026

A Azul Linhas Aéreas anunciou a suspensão das operações sazonais entre o Aeroporto de Viracopos (Campinas) e Paris a partir de abril de 2026. A decisão faz parte de um plano de otimização de malha para concentrar as ações em outros mercados internacionais, considerados de maior potencial, demanda e retorno financeiro.

A companhia, que registrou um crescimento superior a 30% no mercado internacional neste ano, focará seus esforços nos demais 11 destinos fora do País que já opera, como Orlando, Fort Lauderdale, Lisboa e Madri. A Azul ressalta que clientes com passagens emitidas para embarques a partir de abril de 2026 receberão a assistência necessária, conforme previsto pela resolução 400 da ANAC.

O que é a Resolução 400 da ANAC?

A Resolução nº 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece as condições gerais do transporte aéreo e os direitos e deveres dos passageiros. No contexto de alteração ou cancelamento de voos por parte da companhia aérea, esta resolução garante que o cliente receba a assistência necessária e tenha seus direitos respeitados.

Esses direitos incluem opções como reacomodação em outro voo, reembolso integral da passagem, ou execução do serviço por outra modalidade de transporte. A Azul reiterou que clientes afetados pela suspensão da rota Paris receberão a assistência conforme a norma.