Baderna nos ônibus das linhas de shopping em Campinas atormentam passageiros e funcionários

O transporte na cidade de Campinas tem muitas mazelas e a partir de hoje o ODC vai trazer à tona algumas delas. A forma como os passageiros se comportam também é um problema que precisaria ser resolvido, mas a conta acaba ficando sempre com as empresas e com as cooperativas.

Algumas linhas têm grande evasão de tarifa e não há nada que o motorista possa fazer. Os que decidem agir correm sério risco de serem agredidos ou terem os coletivos vandalizados.

Um exemplo clássico é o da linha 134, que faz a ligação entre o Terminal Ouro Verde e o Terminal Barão Geraldo passando pelo Shopping Parque das Bandeiras. É muito comum encontrar baderneiros dentro do coletivo sobretudo no sábado e no domingo à noite.

Pessoas sentadas em cima dos encostos dos bancos, com metade dos corpos para fora, representando grande perigo. Além disso, muitos nem pagam passagem, invadindo pela porta de trás ou pela porta do meio.

A maioria dos invasores é formada por jovens que fazem o trajeto do Ouro Verde até o Shopping Parque das Bandeiras. O problema está tanto na ida quanto na volta, pois logo mais à noite os mesmos grupos voltam e já promovem a evasão de tarifa.

Um policiamento mais efetivo pelo trajeto ou nos pontos iniciais e finais talvez resolveriam o problema de forma mais incisiva.

Gustavo Molière – Da Redação ODC.
Leia também: Outro acidente danifica alambrado do Terminal Satélite Íris; Motorista fugiu do local

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens