Barão Geraldo terá na sexta a tradicional Festa do Fecha Corpo

·

·

·

Tags:

O distrito de Barão Geraldo, em Campinas, organiza pela 19ª vez a já tradicional Festa do Fecha Corpo. O evento será realizado na Sexta-Feira Santa, 7 de abril, das 10h às 19h, com farta distribuição de lanches com patê de atum e sardinha e doses da cachaça preparada com sete ervas e curtida pelo período de 45 dias, durante a Quaresma.

A festa, que já é tradição no distrito, consiste em tomar uma cachaça especial elaborada com sete ervas, considerada um “santo remédio” para “fechar o corpo” contra mau-olhado, inveja e doenças. O evento deste ano conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Sanasa e do vereador Arnaldo Salvetti (MDB).

A mistura de 100 litros da cachaça com as ervas foi feita na Quarta-feira de Cinzas (22 de fevereiro). Passou todo o período de Quaresma descansando num barril de carvalho, lacrado e amarrado com sete nós de barbante.

A Festa do Fecha Corpo de Barão Geraldo foi inspirada em evento do mesmo nome que acontece em Monte Alegre do Sul. Foi trazida para o distrito por um antigo morador, Antonio Scavassa, já falecido. O primeiro evento contou com apenas 1,5 litro de cachaça, mas desde então não parou de crescer.
Agora, na 19ª edição, serão distribuídos gratuitamente 100 litros. Este será o primeiro grande evento pós-pandemia e espera-se um público aproximado de 3 mil pessoas.

O evento será realizado no Bar Toca do Tatu, na Rua Ângelo Vicentin, 598, Centro, distrito de Barão Geraldo, Campinas, em frente ao Salão Paroquial Santa Isabel. A festa começa às 10h e vai até as 19h.

“A Festa do Fecha Corpo mistura folclore e religião e pode ser frequentada por qualquer pessoa. Não se sabe ao certo como surgiu, mas aqui em Barão Geraldo as pessoas gostaram e passaram a frequentar o evento, trazendo toda a família. Chegam pessoas de vários pontos diferentes de Campinas e até de outras cidades da região”, afirma Edenilson Constante Grilo, da Comissão Organizadora do evento.

Estrutura

A festa deste ano terá tendas para proteção do sol ou chuva, trenzinho para passeio das crianças pelo distrito e um palco onde se revezarão artistas locais. A apresentação será do locutor de rodeio e cantor, Jorge Moisés.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também
: Consumo de chocolate prejudica a saúde dos pets