BRT do Ouro Verde vai começar; Linhas de terminais têm mudanças

Conectando os terminais Ouro Verde e Central em percurso estimado em 35 minutos, a nova linha BRT10 – Terminal Ouro Verde entrará em operação nesta sexta-feira, dia 31 de março. Esta é a segunda linha com características BRT a ser entregue pela Administração Municipal, aos usuários do transporte público coletivo de Campinas.

Com circulação semiexpressa em dias úteis, nos horários de pico, a linha operará com intervalos de 18 minutos e frota de quatro veículos. No total, serão realizadas 26 viagens, considerando ambos os sentidos.

“A nova linha vai permitir um deslocamento mais eficiente entre o Ouro Verde e o Centro, e fará a diferença na vida de muitos usuários”, avalia Vinicius Riverete, presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).

O embarque e o desembarque serão realizados pela porta direita, nos terminais Ouro Verde e Central, e Santa Lúcia; e pela esquerda, nas estações BRT, onde a porta dos ônibus é operada em sincronia com as portas automáticas. Semáforos orientarão os condutores que trafegarem nas imediações das estações e terminais, para a saída dos ônibus.

O pagamento da tarifa será realizado nas catracas eletrônicas das estações e terminais, por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.

Itinerário e horários

No sentido Bairro-Centro, a linha deixa o Terminal Ouro Verde e segue com paradas no Santa Lúcia; nas estações BRT Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mario Gatti e João Jorge; e no Terminal Central. Os horários de saída do Terminal Ouro Verde terão início às 4h54, seguindo até as 8h30.

No sentido contrário, Centro-Bairro, as paradas acontecem nos mesmos terminais e estações. Já os horários das partidas do Terminal Central serão pela tarde, das 15h30 às 19h06.

Com a nova linha em circulação, as linhas 120 – Terminal Ouro Verde, 121 – Terminal Ouro Verde e 190 – Jardim São Domingos terão ajustes na tabela horária.

Alterações em plataformas dos terminais Ouro Verde e Central

A Emdec realizou ajustes operacionais na distribuição das linhas nas plataformas dos terminais Ouro Verde e Central. No Terminal Ouro Verde, o BRT10 realizará parada na plataforma F2 (antiga plataforma 7). Desde o dia 23 de março, a linha 125 – Shopping Iguatemi passou a parar na plataforma A (antiga plataforma 1). E a linha 134 – Terminal Barão Geraldo, permaneceu na plataforma F2, mas em ponto diferente. Assim como as linhas 123 e 205 (Terminal Campo Grande/Terminal Ouro Verde), que permaneceram na plataforma A, mas em parada distinta.

Já no Terminal Central, o BRT10 terá embarque e desembarque na plataforma F. Desde o dia 29, quarta-feira, as linhas 140 – Terminal Vila União, 142 – Jardim Santa Terezinha e 162 – Jardim Pauliceia passaram a sair da plataforma E. E a linha 380 – Cambuí, da plataforma C. Seguem nas plataformas de costume, mas em pontos diferentes, as linhas 221, 222, 223, 228 e 231 (plataforma A); e 404 e 405 (plataforma C).

Na mesma data, as linhas 330 – Unicamp e 333 – Terminal Barão Geraldo deixaram de atender ao Terminal Central. Ambas passaram a parar na pista externa da Avenida Senador Saraiva, na aproximação com a Rua Treze de Maio, em novo ponto de parada, acrescentado ao itinerário, a cerca de 200 metros do terminal. Depois, continuaram a parar na pista externa da Avenida Dr. Moraes Salles, em frente à base da Guarda Municipal.

Os demais pontos de parada e o itinerário permaneceram sem alterações. Para atender à demanda da comunidade universitária, excepcionalmente, terão parada no Terminal Central as saídas programadas a partir das 20h30, partindo da Unicamp, na Avenida Érico Veríssimo, no caso da 330; e do Terminal Barão Geraldo, para a 333.

Para esclarecer os usuários sobre as mudanças, foi iniciada ação de orientação aos passageiros. Desde o dia 21, no Terminal Ouro Verde, agentes da Mobilidade Urbana explicam as alterações à população. E desde o sábado, dia 25, agentes da Mobilidade Urbana atuam no Terminal Central. Em ambos os terminais foram afixados cartazes sobre os ajustes.

A partir do dia 31, uma equipe de Educação para Mobilidade da Emdec estará presente em todas as estações de parada do BRT, nos horários de pico, reforçando informações de segurança e orientações sobre a nova linha. Banners e folders também trarão informações aos usuários.

Capacitação

Profissionais que conduzirão a frota do BRT10 passaram por treinamento teórico e prático, realizado pela Emdec, em parceria com a VB Transportes.

A capacitação, encerrada no dia 22 de março, teve carga horária de 20 horas e participação de 14 motoristas, e abordou o plano operacional do BRT; situações de emergência e planos de contingência; manobras de aproximação, parada, embarque e desembarque nas estações; abertura de portas; sinalização semafórica para deslocamento e parada dos ônibus; e prevenção e segurança, incluindo temas como velocidade reduzida, atenção na aproximação das estações, e cuidado com pedestres, ciclistas e veículos que circulam nas vias do BRT.

Primeira linha a operar, BRT20 foi bem avaliada pelos usuários

Uma pesquisa realizada pela Emdec com 375 usuários da linha BRT20 (Campo Grande Semiexpresso) apontou que cerca de 90% aprovam o tempo de trajeto e o itinerário da linha. As entrevistas foram realizadas de 13 a 16 de fevereiro, nos terminais Campo Grande e Mercado, e nas oito estações até então atendidas pela linha, no horário de pico.

A linha foi a primeira a circular em Campinas, com características BRT, tendo a sua operação iniciada em novembro de 2022. No princípio, atendeu a cinco estações e terminais: Terminal Campo Grande, Terminal Satélite Íris, Estação Londres, Estação Rodoviária e Terminal BRT Mercado.

O atendimento da linha foi ampliado em janeiro de 2023, para 10 estações e terminais, passando a incluir em seu trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira (PUCC), Garcia e Aurélia. Desde o dia 6 de março, a linha realiza o percurso de ida e volta.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Micropigmentação é a nova tendência no mercado de beleza

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens