O prédio do Palácio da Justiça, localizado no Centro de Campinas, será devolvido ao Estado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Isso poderá acelerar o processo de requalificação do centro da cidade. A Câmara dos Vereadores está almejando voltar para o centro e ocupar o prédio.
O próximo passo para que a Câmara venha para o Centro da cidade será a articulação com o governo estadual para que a cessão do prédio à municipalidade seja formalizada. O prefeito e o presidente da Câmara já solicitaram agenda com o secretário estadual de Justiça e com o governador Tarcísio de Freitas para tratar do assunto.
A possível mudança da Câmara permitirá que o prédio atual ocupado pelo legislativo, localizado no bairro Ponte Preta e de propriedade da Prefeitura, seja devolvido ao Executivo. Com isso, a Administração Municipal poderá transferir para o edifício órgãos e secretarias descentralizadas que atualmente estão abrigadas em imóveis locados.
Inaugurado em 1942, na Era Vargas, o Palácio da Justiça possui estilo art déco. Erguido em frente à Praça Guilherme de Almeida, o edifício tem relação direta com o Plano de Melhoramentos Urbanos que havia sido projetado por Prestes Maia. O imóvel foi tombado em 2010 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) por sua importância histórica, cultural e arquitetônica.
Da Redação ODC.
Leia também: Morre Silvio Santos aos 93 anos