Campanha Natal Sem Fome já conta com 20 pontos de coletas de alimentos e brinquedos em Campinas

A já tradicional campanha Natal Sem Fome em Campinas, começou a arrecadação de alimentos no dia 25 do mês passado. Iniciativa da Prefeitura, a campanha tem atualmente 20 pontos de coleta espalhados por vários locais.

A lista completa pode ser conferida em https://campinas.sp.gov.br/sites/natalsemfome/postos-de-arrecadacao. A iniciativa integra a programação do Natal Caminhos dos Sonhos e busca arrecadar alimentos não perecíveis para famílias inscritas no CadÚnico e beneficiárias do programa Viva Leite, abrangendo cerca de 2,8 mil famílias no município.

Segundo Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, a campanha não só atende famílias vulneráveis como promove valores essenciais à sociedade. “Além de combater a insegurança alimentar, a campanha fortalece o espírito de solidariedade, essencial para construir uma sociedade mais justa e colaborativa”, afirmou.

A campanha é realizada por meio de parcerias com apoio do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), da Ceasa Campinas, da Sanasa, da Câmara Municipal, do Banco de Alimentos e dos órgãos de comunicação EPTV, EP FM, Grupo EP, Diário Campineiro, Correio Popular, Jovem Pan Campinas, Rede Família, Hora Campinas, Educa Tv, Rádio Educativa, VTV, TV Câmara, Rádio Brasil, TV Thathi, Rádio Transamérica, Nova FM e Rádio Central.

A mobilização se estenderá até o dia 20 de dezembro, com destaque para o “Dia D” em 14 de dezembro, das 9h às 14h, no Paço Municipal, em formato drive-thru. As doações serão direcionadas inicialmente ao Banco de Alimentos, responsável por redistribuí-las a 120 organizações da sociedade civil, que as entregarão às famílias.

Cartilha

Para assegurar a qualidade e eficácia das doações, a Prefeitura de Campinas disponibilizou a Cartilha de Orientação para Doação de Alimentos (https://www.ceasacampinas.com.br/sites/ceasacampinas.com.br/files/info/arquivos/cartilha_doacao_alimentos.pdf). O documento detalha os critérios para doações, como a prioridade por alimentos não perecíveis em embalagens íntegras e dentro do prazo de validade.

A cartilha orienta ainda sobre a correta seleção de alimentos in natura, como frutas, verduras e carnes, que devem estar em perfeitas condições de consumo. Esses produtos podem ser doados ao Banco de Alimentos, devidamente embalados e identificados.

Além disso, o material destaca os itens prioritários para doação, como arroz, feijão, óleo, leite, açúcar e farinha, e alerta para evitar produtos ultraprocessados ou sem embalagens originais. Sobras de alimentos preparados ou vencidos também são desaconselhados​​.

OSCs

As doações serão destinadas inicialmente ao Banco de Alimentos, que fará a redistribuição para Organizações da Sociedade Civil (OSCs). essas entidades, por sua vez, serão responsáveis por entregar os alimentos às famílias atendidas pelo Programa Viva Leite, beneficiando diretamente 2,8 mil pessoas cadastradas no programa.

Além da Campanha Natal Sem Fome, Campinas mantém diversas ações permanentes de combate à fome. A cidade distribui mensalmente cerca de 23 mil refeições, beneficia aproximadamente 6.500 pessoas com o Cartão Nutrir e atende 25 mil cidadãos pelo programa Renda Campinas. O programa Viva Leite contempla 2.800 famílias, enquanto as hortas comunitárias, espalhadas pelo município, somam 181 iniciativas voltadas à segurança alimentar e ao fortalecimento comunitário.

Natal Caminho dos Sonhos

Com o tema “O Grande Presente para Campinas”, a programação deste ano do Natal Caminhos dos Sonhos teve início na última sexta-feira, 22, com o Show Encantado na Comunidade do Cafezinho; seguiu no sábado para a Vila Padre Anchieta e no domingo para o São Marcos. A programação vai até dia 22 de dezembro e inclui Parada de Natal, iluminação em pontos estratégicos, Vila do Papai Noel no Largo do Rosário, além do Coral da Mackenzie e o Concerto de Natal com a Unimed.

A organização é da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, e da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).

Patrocínio

O evento conta com patrocínio das empresas Bosch, BYD, CPFL, Pirelli, Recap, Sanasa, Patriani, Unimed Campinas, MRV, Alphaville, Oba, Tauste, Higa, Covabra, Eletromídia, Hospital Santa Teresa, Hospital Vera Cruz, Hospital São Luiz, A3 Engenharia, Antonio Andrade, Azul Urbanismo, Campi Ambiental, Casamax, Comverd, CPN, EBN, Era Técnica, Furlan Participações, Garmacon, HM Engenharia, Litucera, MB Engenharia, Orizon, Projeto Mosaico, Sindivarejista, Thcm e Yoshi. Também conta com recursos de emendas parlamentares – Jorge Schneider e Paulo Haddad.

A agenda completa de eventos está disponível no hotsite https://www.natalcaminhosdossonhos.com.br/.

A campanha é realizada por meio de parcerias com apoio do Recap (Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região), da Ceasa Campinas, da Sanasa, da Câmara Municipal, do Banco de Alimentos e dos órgãos de comunicação EPTV, EP FM, Grupo EP, Diário Campineiro, Correio Popular, Jovem Pan Campinas, Rede Família, Hora Campinas, Educa Tv, Rádio Educativa, VTV, TV Câmara, Rádio Brasil, TV Thathi, Rádio Transamérica, Nova FM e Rádio Central.

A campanha Natal Sem Fome em 2023 arrecadou 87,5 toneladas de alimentos, o que resultou em 8.263 cestas básicas.

Da Redação ODC.
Leia também:
Consultório Veterinário Móvel começa atendimento na Vila Padre Anchieta nesta segunda, 02/12

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Podcast InterBuss ODC

  • Terminal BRT Santa Lúcia aberto. E agora, o BRT de Campinas vai dar certo?

Últimas postagens