A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas está reforçando, desde quarta-feira, dia 19, a distribuição de cobertores à população em situação de rua no município. A ação está a cargo do serviço SOS Rua. Nas últimas duas semanas, 60 cobertores foram distribuídos e a provisão semanal foi ampliada para 300 com vistas a um potencial aumento da demanda.
As equipes do SOS Rua percorrem as ruas de Campinas, em todas as regiões da cidade, para oferecer abrigo e serviços públicos às pessoas em situação de rua. Durante a Operação Inverno, que ocorre anualmente entre 1º de maio e 30 de setembro, o SOS Rua amplia o período de acolhimento, estendendo-se das 8h à meia-noite, para garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de proteção e assistência social.
Desde sua criação, em 2009, o SOS Rua tem desempenhado um papel crucial na assistência e atendimento às pessoas em situação de rua na cidade. O serviço está a cargo da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Cornélia Vlieg.
Balanço
Ao longo de 2022, foram realizados pelo SOS Rua 9.835 atendimentos para pessoas em situação de rua; 21.664 abordagens e entregues 18.149 cobertores. Além disso, o SOS Rua encaminhou 138 pessoas para serviços de média complexidade e outras 2.664 para serviços de alta complexidade.
O SOS Rua conta com uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. Eles oferecem serviços de assistência social, encaminhamento para abrigos e serviços de saúde, além de orientação sobre direitos e deveres das pessoas em situação de rua.
A atuação do SOS Rua é fundamental para garantir a proteção e a dignidade das pessoas em situação de rua em Campinas. Em seus 14 anos de atividade, o serviço mantém o compromisso com a população mais vulnerável da cidade e com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: ODC Provou | Novo lanche de carne seca do Subway. Será que é bom?