A prefeitura de Campinas, através da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), está instalando semáforos inteligentes em várias partes da cidade.
As câmeras fazem a regulação do tempo de permanência nas fases verde ou vermelha. Hoje são 100 desses equipamentos instalados em Campinas, com viés de expansão.
Tanto carros quanto pedestres precisam saber usar o equipamento a seu favor. As dicas valem também para ciclistas e motociclistas, campeões de imprudência no trânsito campineiro.
Ao detectar a imagem no campo virtual, onde os veículos são contados, a câmera define em qual situação se encontra cada veículo, a partir de um padrão de cores. Entenda, na imagem, como funciona:
Azul: não há veículo na via.
Verde: veículo detectado.
Amarelo: veículo que apresenta lentidão.
Vermelho: veículo parado.
Confira as condutas recomendadas diante dos semáforos que contam com a tecnologia:
- Evite parar muito antes ou depois da linha de retenção: parar fora da área projetada pelo sistema é a causa mais comum de não detecção.
- Respeite o sinal amarelo, ele indica atenção, e não deve ser usado para “ganhar” o cruzamento. O comportamento interfere na segurança e na lógica do funcionamento do sistema.
- Não avance na mudança do sinal: os semáforos “inteligentes” fazem ajustes rápidos. Avançar no início do vermelho ou “forçar” a passagem pode gerar conflitos. Além de impactar o funcionamento da tecnologia, o avanço semafórico é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
- Mantenha cruzamentos livres, mesmo com boa temporização. Travar o cruzamento impede que o sistema ajuste o fluxo e gera retenções em série.
Da Redação ODC.
Leia também: Barão Geraldo terá 1000 vagas abertas para castração de cães e gatos nesta semana





