Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Campinas atende população em situação de rua durante forte onda de calor

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      A Defesa Civil de Campinas divulgou na manhã de ontem um alerta de alta temperatura no município. A estação IAC-Taquaral registrou 34,6 graus centígrados, às 10h. E o calor segue intenso com baixa umidade relativa do ar e os cuidados devem ser mantidos principalmente para as pessoas mais vulneráveis.

      A Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, em parceria com a Sanasa, realiza a Operação Altas Temperaturas, voltada à população em situação de rua. A ação consiste na intensificação da abordagem, por parte do SOS Rua, da oferta de albergamento e de água a esse público. As equipes itinerantes do SOS Rua também orientam sobre medidas para enfrentar o tempo, como evitar o sol. A Sanasa fornecerá água até o final do fenômeno meteorológico.

      Estado de Atenção

      O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destaca que a Estação IAC-Taquaral registrou temperatura de 34,6 graus centígrados (34,6°C), às 10h. “Imediatamente emitimos o alerta de alta temperatura porque há risco de insolação. É importante que as pessoas se protejam do sol, mantenham-se hidratadas e procurem locais arejados. O município entra em Estado de Atenção quando a temperatura fica acima de 34°C e em Estado de Alerta quando ultrapassa 37 °C, ” detalhou.

      Além dos cuidados voltados à população em situação de rua, a Prefeitura, por meio do Departamento de Defesa Civil, orienta que as pessoas mantenham hidratação regular e abundante (exceto bebidas alcoólicas, que causam desidratação), umidifiquem o ambiente, evitem exposição direta à radiação solar entre 10h e 16h. Também deve-se evitar exercícios físicos nas horas mais quentes e prestar atenção quanto a sintomas de mal-estar. Além disso, procure locais frescos, ventilados, preferencialmente com algum sistema de refrigeração e à sombra.

      Cepagri

      O Boletim Meteorológico emitido pelo Cepagri/Unicamp aponta que o tempo segue quente e seco. A temperatura máxima está prevista em 38ºC, e a umidade relativa do ar mínima fica em torno ou um pouco abaixo de 20%, nesta segunda-feira, 13.

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Ilhas de calor: sem árvores cidades ficam mais quentes