Campinas bate recorde de interdição de clínicas estéticas em situação irregular

A Vigilância Sanitária de Campinas tem intensificado o fechamento de clínicas de estética em situação de irregularidades. Somente neste ano já foram fechados 10 estabelecimento, contra 1 no ano passado.

Além disso também foram fechadas 23 clínicas odontológicas, incluindo os que também fazem procedimentos estéticos. No ano passado foram fechadas 25 clínicas desse tipo.

Vários problemas foram identificados nas clínicas estéticas, como por exemplo falta de licença sanitária, falta de habilitação profissional, estrutura física inadequada e higiene precária.

As clínicas odontológicas apresentam problemas como falta de plano de proteção radiológica e de controle de qualidade de imagem. A maioria dessas clínicas estão em bairros como Cambuí, Centro e Taquaral.

É recomendado sempre procurar clínicas com os seguintes itens em dia:

limpeza e higiene do local

habilitação/autorização do profissional para fazer o procedimento

licença sanitária dentro da validade – ela precisa ficar exposta ao público

uso de materiais descartáveis e esterilizados

validade e conservação dos produtos aplicados

Antes de qualquer coisa, é necessário ver os preços e como são anunciados os serviços nas redes sociais e aplicativos de conversas. Se o preço for muito abaixo do mercado, desconfie.

O número 156 da prefeitura está à disposição parta receber denúncias de irregularidades. O telefone da Vigilância Sanitária, que também recebe denúncias, é o (19) 2515-7134.

Da Redação ODC.
Leia também:
Opinião: Ainda mambembe, BRT Campinas parece transporte típico de países empobrecidos