Campinas é uma das cidades com mais ônibus articulados em operação em todo o Brasil

Publicado em: ,

A cidade de Campinas é a que mais têm ônibus articulados em sua frota, em relação a todo o interior paulista. O número de veículos de grande porte só é menor do que o da capital do Estado.

As empresas Itajaí Transportes e VB Transportes detém um grande número de veículos articulados para fazer o transporte da população diariamente. Além disso, a Expresso Campibus também conta com 18 unidades que circulam exclusivamente nos corredores BRT.

Estão sendo incorporados à frota mais 10 unidades de veículos superarticulados. Todos irão operar na linha 316, que liga o Parque Cidade de Campinas ao Corredor Central. A linha é de responsabilidade da empresa VB Transportes.

A outra unidade da VB Transportes já dispõe de mais 10 veículos superarticulados, que operam nas linhas 131 e 121. Esses veículos possuem 22 metros de comprimento e figuram como um intermediário entre os articulados comuns e os biarticulados.

Campinas é a única cidade do interior paulista que dispõe desses veículos superarticulados em sua frota, que possuem maior capacidade de transporte. No Brasil, exceto São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, são poucas cidades com esse modelo em operação.

O número de veículos articulados é grande em Campinas por conta dos deslocamentos cada vez maiores, exigindo a operação de veículos maiores. A frota de ônibus articulados em Campinas, incluindo os dois biarticulados e os 20 superarticulados, ultrapassa os 200.

Da Redação ODC.
Leia também:
Linha 213, que atrasa muito na hora de pico, tem nova tabela horária com ajustes em Campinas

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré