Não é de hoje que o sistema viário de Campinas é de baixa qualidade. Apenas algumas avenidas e ruas de bairros mais abastados é que recebem asfaltamento de qualidade.
Em muitas vias há buracos para todos os lados, o que deve piorar com a chegada da temporada de fortes chuvas. Geralmente Campinas entra nessa fase do tempo com o asfalto em ordem e depois arruma-se.
Mas desta vez a situação se inverteu. A cidade já começará na temporada de chuvas com o asfalto ruim e deverá entrar na estiagem com ruas quase intransitáveis.
A buraqueira ajuda a quebrar veículos de todos os portes, inclusive os ônibus do transporte coletivo urbano, que registram constantes problemas mecânicos por conta disso.
Muitas das quebras de ônibus que acontecem na cidade é por conta da má qualidade do asfalto. Buracos precisam ser enfrentados diariamente, o que ocasionam quebras de eixos, pneus furados e peças de câmbio e motor avariadas.
Para os carros particulares, os problemas são quase os mesmos e piora quando chove. Os buracos ficam cheios de água e quase invisíveis a olho nu.
Quando os carros chegam perto, muitas vezes é tarde demais para frear, jogando os veículos nos buracos e causando muitas avarias sérias e até quebrando peças.
As lombadas não são muito diferentes. Há algumas inclusive com o logo da Emdec, ou seja, provavelmente oficializadas, que são altas e/ou estreitas demais, quase que quebrando o veículo passando em qualquer velocidade.
Infelizmente a situação não tende a melhorar a curto prazo, por isso os carros, ônibus e caminhões precisam continuar convivendo com verdadeiras “colchas de retalhos” e buraqueira para todo lado.
Da Redação ODC.
Leia também: Inteligência artificial engana mulheres de Campinas e bandidos levam dinheiro com histórias falsas





