Campinas fecha parques e bosques por conta das chuvas fortes; Cambuí tem desvio

Em Campinas, 13 parques permanecem fechados nesta terça-feira, 10 de fevereiro

Áreas de lazer das regiões Centro/Leste, Sul e Noroeste estão com a visitação suspensa porque o acumulado de chuvas foi superior a 80 mm em 72horas

A Prefeitura mantém 13 parques com a visitação suspensa nesta terça-feira, 10 de fevereiro, porque o acumulado de chuvas foi superior a 80 mm em 72horas nas regiões Centro/Leste, Sul e Noroeste. A medida será reavaliada em 24 horas, quando forem publicadas novas medições da Defesa Civil.

Na região Centro/Leste e Sul o acumulado de chuvas em 72 horas foi de 157,8 mm; na Sul foi de 102, 6 mm e na Noroeste o índice chegou a 113, 1 mm.

O decreto 24.175 de 2025, que dispõe sobre a Operação Chuvas de Verão, estabelece, como medida preventiva, que as áreas verdes de lazer sejam fechadas à visitação pública quando o acumulado de chuvas, em 72 horas, for a partir de 80 milímetros.

Os parques fechados nesta terça-feira são:

Região Centro/Leste

  • Bosque Chico Mendes – Parque São Quirino
  • Bosque da Paz Yitzhak Rabin – Jardim Madalena
  • Bosque dos Jequitibás – Bosque
  • Lago do Café – Parque Taquaral
  • Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) – Parque Taquaral

Região Sul

  • Bosque São José – Vila Lemos
  • Bosque dos Artistas – Swift
  • Bosque dos Guarantãs – Jardim Nova Europa
  • Lagoa do Jambeiro (Praça José Ferreira de Toledo) – Parque Jambeiro
  • Parque Ecológico Benevenuto Tilli – Jardim São Domingos
  • Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim – Vila Brandina
  • Parque das Águas – Parque Jambeiro

Região Noroeste

  • Bosque Ferdinando Tilli – Parque Valença

Os demais parques da cidade permanecem abertos normalmente. A lista completa de parques e bosques pode ser acessada neste link: https://campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/parques-e-jardins-dpj-

Manejo de arborização

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, os parques públicos são áreas bem arborizadas e, por isso, a orientação é evitar a frequência de visitantes como medida preventiva. O manejo de arborização é feito nos parques, porém chuvas, ventos e solo encharcado podem derrubar mesmo as árvores saudáveis.

Ocorrências

A Defesa Civil de Campinas registrou entre 18h50 desta segunda-feira, 9 de fevereiro, e 8h desta terça-feira, 10, sete ocorrências por causa das chuvas que atingem a cidade. O volume de precipitação nas últimas 12 horas foi de 43,6 milímetros. Neste período foram contabilizados as quedas de cinco árvores, um deslizamento e um muro com risco de queda.

As quedas de árvore ocorreram na:

  • Av. Moraes Sales (Centro);
  • Rua Sebastião da Conceição (Vila Lafayette Álvaro);
  • Rua Itanhaém (Vila Paraíso);
  • Av. Comendador Said Abdalla (Barão Geraldo);
  • Rua José Martins (Barão Geraldo).

As equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuam para desobstruir as vias e remover a galharia.

O deslizamento foi na Av. John Boyd Dunlop, na altura do Jardim Aurélia, e o muro com risco de queda fica na rua Maria Cleonice Braga Saia, no bairro Friburgo. Não foram registrados alagamentos.

Não houve vítimas nem desalojados/desabrigados. As equipes monitoram os impactos das chuvas e prestam atendimento conforme a demanda.

Craim

No Centro de Referência e Assistência Integral à Mulher (Craim), no Parque Itália, foi registrada a queda de uma placa de gesso em uma das salas. O atendimento está normal até o momento.

Trânsito

Na manhã desta terça-feira, o trânsito na rua General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás, na região central, foi bloqueado para o trânsito de veículos. O desvio é pela via expressa Waldemar Paschoal para a Av. Aquidabã.

O motorista que vem da Aquidabã e desce a rua Boaventura do Amaral para acessar o sentido Bosque deverá fazer o percurso pela Moraes Salles. Agentes da mobilidade urbana sinalizam e orientam condutores sobre os desvios.

A pista interna da Av. Dr. Penteado no entorno da Lagoa do Taquaral, que havia sido bloqueada ao trânsito na tarde desta segunda-feira, está liberada.

Na Avenida Comendador Said Abdalla, em Barão Geraldo, na aproximação da rua Juan Mário Caputo, onde houve a queda de uma árvore, ocorre bloqueio total do trânsito no sentido bairro – Centro. As equipes da Emdec estão no local e orientam sobre o desvio alternativo.

Serviço

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;
Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências.
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores

Com informações da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Rodoviária de Campinas vira “albergue” durante a madrugada, com conivência da vigilância, que é truculenta em outras situações