A falta de respeito no transporte coletivo não é nenhuma novidade. Diariamente é possível ver pessoas que se acham donas do ônibus sentando nas escadas, com a mochila nas costas e atrapalhando a passagem pelos corredores, falando alto no telefone celular, ouvindo música sem fones (e geralmente música muito ruim), etc.
Também é reforçada a necessidade da boa convivência entre passageiros e motoristas, já que quase sempre há discussões, muitas vezes por motivos banais. As empresas fazem a parte dela em orientar seus funcionários, mas a população precisa fazer a sua parte e também ser minimamente educada.
Alguns dos maus hábitos são relembrado nos cartazes, como por exemplo:
- Não sente nas escadas, nem permaneça em frente à porta antes do momento de desembarcar: esse hábito prejudica os usuários que estão tentando descer do ônibus.
- Evite consumir alimentos e bebidas no interior dos coletivos: em movimentos bruscos, pode haver derramamento nos demais passageiros.
- Descarte o lixo corretamente: na ausência de lixeiras dentro dos veículos, faça o descarte após desembarcar.
- Respeite o espaço dos outros usuários: não coloque mochilas ou outros objetos em cima do banco.
- Facilite a fluidez dos embarques, dando prioridade aos usuários com dificuldades de locomoção e mantendo Bilhete Único ou QR Code em mãos.
- Colabore com a segurança de todos: durante a viagem, fale somente o indispensável com o motorista. O profissional precisa de atenção e foco no trânsito.
- Nos pontos de ônibus, também há espaço para gentileza: respeite os assentos preferenciais destinados a idosos, pessoas com deficiência, obesos e deficientes visuais acompanhados de cão guia. Nos terminais, a prioridade de uso dos bancos disponíveis também é deste público.
O tema da campanha é “Ônibus é coletivo. E o respeito também deve ser”. Com cada um fazendo a sua parte, o transporte público fica mais amistoso para todos.
Da Redação ODC.
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