Campinas lança campanha pela gentileza e respeito no transporte coletivo

A falta de respeito no transporte coletivo não é nenhuma novidade. Diariamente é possível ver pessoas que se acham donas do ônibus sentando nas escadas, com a mochila nas costas e atrapalhando a passagem pelos corredores, falando alto no telefone celular, ouvindo música sem fones (e geralmente música muito ruim), etc.

Por conta disso, a Emdec lançou uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de boas práticas no transporte. Os cartazes estão sendo colocados dentro dos ônibus.

Também é reforçada a necessidade da boa convivência entre passageiros e motoristas, já que quase sempre há discussões, muitas vezes por motivos banais. As empresas fazem a parte dela em orientar seus funcionários, mas a população precisa fazer a sua parte e também ser minimamente educada.

Alguns dos maus hábitos são relembrado nos cartazes, como por exemplo:

  • Não sente nas escadas, nem permaneça em frente à porta antes do momento de desembarcar: esse hábito prejudica os usuários que estão tentando descer do ônibus.
  • Evite consumir alimentos e bebidas no interior dos coletivos: em movimentos bruscos, pode haver derramamento nos demais passageiros.
  • Descarte o lixo corretamente: na ausência de lixeiras dentro dos veículos, faça o descarte após desembarcar.
  • Respeite o espaço dos outros usuários: não coloque mochilas ou outros objetos em cima do banco.
  • Facilite a fluidez dos embarques, dando prioridade aos usuários com dificuldades de locomoção e mantendo Bilhete Único ou QR Code em mãos.
  • Colabore com a segurança de todos: durante a viagem, fale somente o indispensável com o motorista. O profissional precisa de atenção e foco no trânsito.
  • Nos pontos de ônibus, também há espaço para gentileza: respeite os assentos preferenciais destinados a idosos, pessoas com deficiência, obesos e deficientes visuais acompanhados de cão guia. Nos terminais, a prioridade de uso dos bancos disponíveis também é deste público.

O tema da campanha é “Ônibus é coletivo. E o respeito também deve ser”. Com cada um fazendo a sua parte, o transporte público fica mais amistoso para todos.

Da Redação ODC.
Leia também:
Licitação do transporte: Se edital não sair até semana que vem, tudo avançará apenas em 2026