O vício da prefeitura de Campinas na instalação de lombadas ao invés de procurar novas tecnologias para reduzir a velocidade faz com que veículos fiquem danificados rapidamente.
Outro absurdo é a Avenida Brasília, que contem duas grandes ladeiras. A Emdec instalou há muitos anos lombadas na subida, fazendo com que veículos de todos os portes sejam prejudicados.
A instalação indiscriminada de lombadas em toda a cidade faz com que o trânsito fique travado e prejudica os carros que precisam muitas vezes fazer frenagens bruscas por conta da má sinalização.
Algumas dessas lombadas já estão muito apagadas ou sem placas de indicação, inclusive na própria Rua Rodion Podolsky. O problema está no sentido Centro da via, apesar da situação não ser muito diferente na pista de baixo.
Ali moradores da região chegaram a instalar faixas pedindo a colocação de redutores de velocidade por conta da imprudência dos motoristas. O pedido foi atendido e os redutores instalados são mais baixos e mais suaves de passar.
O próprio Código de Trânsito Brasileiro sugere formas diferentes de redução de velocidade como alternativa aos quebra-molas, que danificam os veículos. Há também regras de instalação dessa forma de redutor, com dimensões exatas, mas em Campinas cada lombada é feita de um jeito.
Caminhões, ônibus e veículos rebaixados são os mais prejudicados. Em um dos pontos mais críticos, que é a Avenida Presidente Juscelino, os veículos sistematicamente são avariados pelo excesso de quebra-molas.
Em bairros mais distantes há as famosas valetas, que são piores que os quebra-molas. Ônibus e caminhões são muito prejudicados pois precisam passar por valetas completamente disformes ou muito profundas.
As lombadas eletrônicas são formas eficientes de reduzir a velocidade sem a necessidade de danificar os veículos, mas elas não são usadas em Campinas há mais de duas décadas.
Da Redação ODC.
Leia também: Dicas da Cidade | Supreendidos positivamente com a sacola de uma das padarias mais famosas da cidade