Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Campinas vai ganhar mais 50 câmeras inteligentes e 100 painéis digitais em pontos com semáforo

      ·

      ·

      ·

      Tags:

      O município de Campinas vai ganhar mais 50 câmeras inteligentes e 100 painéis digitais em pontos semafóricos. O objetivo é informar a população sobre pontos de alagamento e inundações e também sobre trechos congestionados. A apresentação foi feita em coletiva de imprensa com o prefeito de Campinas, Dário Saadi, na Sala Azul nesta segunda-feira, 9 de outubro.

      O projeto terá quatro fases, sendo a primeira e a segunda entregues respectivamente em 15 de novembro e 15 de dezembro deste ano. Neste prazo, serão instaladas 20 câmeras e 40 painéis. Na terceira e quarta fase, que tem prazo de finalização até março de 2024, serão mais 30 câmeras e 60 painéis.

      A instalação dos painéis informativos faz parte de aditamento de contrato com a empresa Shempo Empreendimentos e Sistemas de Comunicação Ltda, responsável pela instalação e manutenção das placas toponímicas (com anúncios) e dos nomes de vias e logradouros públicos de Campinas.

      A placa estática, que é de ferro, será substituída por um painel de led e, entre a exibição de publicidade privada, exibirá alertas. No caso de chuvas e alagamento, os painéis mostrarão informações como “Evite a avenida Princesa D’Oeste. Risco de alagamento”. O aditamento não tem custo para a Prefeitura. O prazo de vigência da concessão é de 16 anos e vai até agosto de 2026.

      O fornecimento das câmeras é uma contrapartida da Shempo. Elas serão ligadas à Cimcamp e, por meio desta conexão, será possível emitir informação para que os painéis emitam os avisos. Fora dos momentos de chuva, informarão sobre o trânsito.

      Tecnologia agregada

      Segundo o prefeito Dário Saadi, um dos objetivos é orientar, em tempo real, para que motoristas, motociclistas e pedestres não circulem em uma via que esteja com alagamento. “É uma ação importante e que não terá custos para a Prefeitura. O que faremos é agregar tecnologia que possibilitará utilizar os painéis para exibir avisos sobre áreas sujeitas alagamento, além de exibir informações sobre trânsito e segurança”, afirmou.

      O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete, reforçou que o foco primordial dos painéis digitais em pontos semafóricos é informar aos munícipes os pontos de alagamento e inundações da cidade. A tecnologia também será utilizada para informar pontos de congestionamento do trânsito. “Isso vai garantir a segurança e a mobilidade urbana em Campinas”. Já o presidente da autarquia de Serviços Técnicos Gerais (Setec), Enrique Lerena, destacou a questão do aditamento e como ele funcionará com base na Lei Federal 8.987/1995 (Lei de Concessões). “Esse aditivo é qualitativo, tem o objetivo de melhorar e tornar mais eficiente o serviço prestado”, afirmou.

      Participaram da apresentação, os vereadores Carlinhos Camelô, Marcelo Silva e Edvaldo Cabelo; os secretários municipais de Infraestrutura, Carlos José Barreiro; Serviços Públicos, Ernesto Paulella; o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado; e o diretor da Cimcamp, Paulo Campana.

      Como vai funcionar

      Serão substituídos 100 placas de publicidade privada estática por painéis digitais (LED) que, além da publicidade privada, passarão a divulgar mensagens de interesse público. Os painéis serão instalados em um raio de 1 km das câmeras com o intuito de alertar e prevenir ainda mais a circulação em áreas alagadas.

      As câmeras vão detectar quando o nível de água de cada ponto começar a subir. Um alerta vai ser emitido para a Cimcamp. E por meio da Central, a Emdec vai emitir um alerta para o sistema Waze for Cities (que tem parceria com a Emdec) com a informação que deverá ser divulgada. Os painéis que estão no raio da câmera – e que estarão conectados ao Waze – vão receber a informação via sistema e passarão a exibir o alerta para a população.

      Fase 1
      Pontos que receberão câmeras até 15/11/2023 (painéis estarão em um raio de até 1 km)

      1. Avenida José de Souza Campos com avenida Orosimbo Maia
      2. Avenida José de Souza Campos (piscinão)
      3. Avenida Orosimbo Maia com rua Paula Bueno
      4. Avenida Orosimbo Maia com Rafael Sampaio – referência (ref.): supermercado Savegnago
      5. Avenida Anchieta com Orosimbo Maia – ref. posto da CPFL
      6. Avenida Orosimbo Maia com avenida Brasil – ref. loja Zap Toys Brinquedos
      7. Avenida Orosimbo maia com avenida Brasil – ref. Mercado Oxxo
      8. Avenida Orosimbo Maia com Delfino Cintra
      9. Avenida Orosimbo Maia com rua Capitão José de Souza – ref. Curso Poliedro
      10. Rua Álvaro Muller com rua Barata Ribeiro

      Fase 2
      Pontos que receberão câmeras até 15/12/2023

      1. Avenida Princesa D’Oeste
      2. Avenida Princesa D’Oeste com rua Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho
      3. Avenida Princesa D’Oeste com rua Joaquim Roberto de Azevedo Marques – ref. Padaria Piracam
      4. Avenida Princesa D’Oeste (altura do número 1037)
      5. Rua Carlos de Campos (Curtume)
      6. Rua Carlos de Campos (Curtume)
      7. Rua Sylvio Moro com rua Cananéia (Curtume)
      8. Rua Sylvio Moro com rua Cananéia (Curtume)
      9. Rua Sylvio Moro (altura do número 162)
      10. Avenida Dr. Carlos de Campos com avenida Dr. Abelardo Pompéu do Amaral

      As informações são da Prefeitura de Campinas.
      Leia também:
      Mercado de Flores do Ceasa em Campinas está com descontos de até 50% em vários produtos