Campineirices | O tradicional braço para fora do carro no trânsito não pode faltar

A partir de hoje, sempre às sextas-feiras, o ODC trará a coluna Estilo de Vida Campineiro, analisando alguns comportamentos tidos como “diferentes” na sociedade de Campinas.

Esse comportamento do campineiro é repetido em várias outras cidades, mas pela metrópole é muito comum de ser visto, ainda mais pelos péssimos hábitos dos motoristas.

O campineiro, por si só, se acha um exímio motorista, como se ele fosse o melhor do mundo nisso, e por isso se acha no direito de tomar várias atitudes de risco já que tem a certeza de que nada de errado acontecerá com ele.

Nas auto-escolas sempre é reforçada a obrigatoriedade de dirigir com as duas mãos ao volante, porém o campineiro é dotado de uma experiência única, dirigindo apenas com uma mão.

É muito comum ver homens dirigindo com o braço pra fora, independente do modelo do carro. Mesmo em carros com a janela alta, é possível ver braços para fora, quase que já na altura da cabeça.

O objetivo é apenas mostrar para quem está do lado de fora que o cidadão sabe dirigir com apenas uma mão, que ele tem uma “habilidade superior” aos demais, o que é bem típico na cidade.

Em caso de alguma ocorrência, como uma freada brusca, esse comportamento pode causar um grave acidente. Mas quem se importa? Campinas é a cidade onde tudo “vai bem”.

O mais curioso é que quase nunca se vê mulheres dirigindo com apenas uma mão, ao menos em Campinas. São quase sempre homens e com todos os tipos de carros, mais antigos ou mais novos.

E você, também costuma dirigir com o braço pra fora?

Da Redação ODC.
Leia também:
No Dia da Mentira, prefeitura anuncia Programa de Metas para até 2028

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens