Conforme já previsto, o campineiro acha que usar patinetes elétricos é poder fazer o que quiser e como quiser no trânsito e nas calçadas da cidade. Por isso, a prefeitura teve que lançar um programa de conscientização.
Muita gente acha que patinete é brinquedo e acaba usando para transporte de duas ou mais pessoas, o que é errado. Há ainda coisas piores, como gente que usa para transportar cargas.
Assim como qualquer outro veículo, não se deve usar o patinete estando bêbado. O uso de capacetes não é obrigatório, mas é recomendado. Deve-se preferenciar o uso das ciclovias ou ciclofaixas para a circulação.
Na ausência das faixas exclusivas, os patinetes podem circular pelas ruas e calçadas, mas respeitando os limites de velocidade, que é de 20km/h nas ruas com limite de velocidade de até 40km/h.
Se a rua tem limite de velocidade superior a 40km/h, o patinete deverá circular pelas calçadas a no máximo 6 km/h. Essas regras são passadas pela Emdec durante as campanhas de conscientização em vários pontos da cidade.
Da Redação ODC.
Leia também: Torre do Castelo em Campinas é fechada para obras de melhorias