Carnaval de blocos de rua de Campinas terá 80 desfiles já a partir de 4 de fevereiro


O Carnaval de Blocos de Rua de Campinas está de volta, depois de ter sido suspenso nos últimos dois anos por causa da pandemia de covid-19, e já tem ao menos 65 blocos confirmados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Serão cerca de 80 desfiles dos blocos pelas ruas do município durante o período que começa no pré-Carnaval, no dia 4 de fevereiro, sábado, e segue até dia 21 de fevereiro, terça-feira de Carnaval.

O dia com o maior número de desfiles será no sábado de Carnaval, 18 de fevereiro. A Secretaria divulgará em breve mais detalhes sobre datas, horários, itinerários e a relação de blocos que vão desfilar. A Prefeitura concluiu as inscrições dos blocos interessados em participar do Carnaval de Blocos de Rua de Campinas 2023 em 9 de janeiro.

A próxima etapa do planejamento das ações será feita com os demais órgãos públicos para garantir a infraestrutura, a segurança pública, condições sanitárias, limpeza urbana e monitoramento de trânsito durante todo o evento.

Segundo o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Rapassi, a expectativa da pasta é que durante esse período o público total seja de cerca de 100 mil pessoas nas ruas do município. “Em todo o Brasil, as pessoas vão às ruas para se divertir e cada vez mais gente procura os bloquinhos para brincar”, disse. De acordo com Rapassi, este ano novos blocos aparecem em regiões da cidade onde não havia Carnaval.

Entre os blocos inscritos estão alguns bem conhecidos do público, como o “Nem Sangue Nem Areia”, “Tomá na Banda” e os blocos de Barão Geraldo. Há também blocos novos, como o “Cordão Escuta Cheiro”, o “Bloco da Alegria” e os da região do bairro Nova Europa. Além dos grandes blocos, haverá opções para a criançada, tais como o “Bloco das Caixeirosas”, o “Bloco do Circo” e o “Bloco do Ribeirão”.

Para quem pensa em levar seus animais de estimação para socializar, há opções como o “Bloco do Cão” e o tradicional “Bloco do Bob”. A programação conta também com o retorno de blocos tradicionais que passaram alguns anos sem desfilar, como o “Afoxé Ilê Ogum” e o “Reunidos na Hora”.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo conta com o apoio da Guarda Municipal, Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Cimcamp, Emdec, Setec, Samu, Sanasa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal na realização do carnaval de Campinas.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também:
Painéis digitais exibem previsão de chegada dos ônibus

Conteúdo relacionado

Busque

Linhas de Campinas

Linhas de Paulínia

Linhas de Hortolândia

Linhas de Sumaré