Centro de Convivência será cercado por grades em toda a sua extensão

O Centro de Convivência Cultural de Campinas será cercado. A ação foi aprovada pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas) em sua última reunião ordinária.

O equipamento é tombado pelo município no âmbito do Processo n.º 13/2001 – Imóveis do Cambuí, com base na Resolução n.º 67/2008. A proposta de cercamento foi apresentada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).

O cercamento será menor que o perímetro em que hoje estão os tapumes da obra. A praça continuará aberta para uso da população como sempre foi.

Serão instalados gradis a cinco metros de distância do prédio central, num total de 295 metros em círculo, com mais 19 portões de acesso. O investimento será de R$ 350 mil.

PMC

Diz a Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo absurdo atraso na conclusão das obras de reforma, que o objetivo é proteger o prédio de atos de vandalismo e de mau uso do ambiente aberto.

Costumeiramente o chamado Teatro de Arena era usado por usuário de drogas e pichadores, que sempre danificavam o espaço. Agora, o local recebeu impermeabilização com tecnologia de última geração, com a aplicação da película de polimetilmetacrilato (PMMA), essencial para proteção contra infiltrações, principal problema que levou à deterioração da área interna do teatro.

A população local participou dos debates sobre a colocação das grades, de acordo com informações da Prefeitura. Em uma das reuniões, houve o relato de que uma pessoa chegou a acender uma fogueira sobre o impermeabilizante aplicado no local, danificando a estrutura e indicando que o material é de baixa qualidade.

Até o meio do mês que vem os tapumes deverão ser retirados, melhorando inclusive a circulação na Feira Hippie, que acontece todos os finais de semana no local. A data de reinauguração do teatro ainda será definida, já que a obra está super atrasada, o que é praxe dessa secretaria com anuência da prefeitua.

Da Redação ODC.
Leia também:
Prefeitura anuncia retirada de andaimes e telas ao redor do Palácio da Justiça em Campinas