Centro de Oncologia Campinas oferece 500 vagas de atendimento gratuitos para exames de câncer de próstata

O Centro de Oncologia Campinas (COC), em parceria com a Secretaria de Saúde, oferece 500 vagas de atendimentos gratuitos direcionados à prevenção e detecção do câncer de próstata em homens, mulheres trans e travestis neste sábado, 30 de novembro. A mobilização chamada de “Sábado sem Câncer” reforça as iniciativas do Novembro Azul.

Os atendimentos começam às 8h na sede do COC, no distrito de Barão Geraldo, com a distribuição de senhas aos interessados. Não há inscrição prévia e a organização sugere a doação de 1kg de alimento a ser revertido para instituições filantrópicas.

O encerramento está programado para 13h, mas pode ser antecipado se todas as vagas forem preenchidas. Podem participar pessoas a partir de 40 anos residentes em Campinas ou em outras cidades, sem diagnóstico para câncer de próstata. Para isso, é preciso levar no dia da ação um documento de identificação com foto e comprovante de endereço.

Como será?

O COC informou que a estrutura foi preparada para que as avaliações sejam de forma ágil e eficiente. Os participantes recebem linha preventiva completa: da avaliação clínica com exame de toque retal à coleta de sangue para PSA – exame de rastreio do câncer.

Os atendimentos reúnem pelo menos 100 voluntários, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Além da Prefeitura, o COC conta com apoios da Próton Diagnóstico por Imagem, Labclinicas, Santa Casa de Campinas, Multipat Laboratório, médicos e convidados.

Os participantes são recebidos pela equipe de triagem para elaboração do cadastro. Em seguida, passam por avaliação clínica e realizam a coleta de sangue para o PSA, que mede o nível de uma substância produzida pela próstata – antígeno prostático específico.

Todos os participantes recebem o resultado dos exames em poucos dias e os casos suspeitos de câncer terão continuidade na abordagem. Conforme indicação médica haverá encaminhamento para realização de exames de imagem ou biópsia, também sem custo. Já os casos diagnosticados têm direito ao tratamento, com opções de cirurgia e radioterapia.

“Campanhas de saúde, como o Novembro Azul, buscam desmistificar exames e cuidados médicos, e educar os homens sobre a importância de uma vida saudável e da detecção precoce de doenças”, explicou o oncologista clínico do COC, Fernando Medina, ao destacar que a medida eleva de maneira significativa as chances de cura nos casos confirmados.

Serviço

Campanha Sábado sem Câncer

Quando: sábado, 30 de novembro, das 8h às 13h (ou antes, caso as 500 vagas sejam preenchidas)
Onde: Centro de Oncologia Campinas: rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo
Informações: Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (19) 3787-3400.

As informações são da Prefeitura de Campinas.
Leia também: Emdec finalmente confirma início da operação do Terminal BRT Santa Lucia para sexta, 29/11

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens