Coibição de infrações: Emdec ativa dois novos pontos de fiscalização por câmeras na Avenida das Amoreiras

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) anunciou a ativação de dois novos pontos de fiscalização remota na Avenida das Amoreiras, com início na próxima terça-feira, 28 de outubro. O objetivo prioritário é coibir infrações de trânsito, reforçar a segurança e reduzir o número de acidentes (sinistros) nos trechos.

As câmeras de monitoramento em tempo real foram instaladas nos seguintes cruzamentos:

  1. Amoreiras x Rua Alves do Banho / Avenida Porfírio Cardoso de Novaes (São Bernardo).
  2. Amoreiras x Avenida Senador Antônio Lacerda Franco (Jardim do Lago).

Foco em infrações no Corredor BRT

Os novos pontos de fiscalização estão estrategicamente localizados no Corredor BRT Ouro Verde. A Emdec justifica a instalação devido às ocorrências recorrentes de comportamentos de risco, como:

  • Uso indevido da faixa exclusiva de transporte coletivo por carros e motos (Infração gravíssima: R$ 293,47).
  • Conversões e retornos proibidos (Infração grave: R$ 195,23).

Durante o período de testes, as câmeras registraram diversos flagrantes dessas manobras irregulares. A medida visa garantir a fluidez e a segurança operacional do BRT e de pedestres que utilizam a região, marcada pela presença de estações do BRT e polos geradores de tráfego.

Acidentes e a necessidade de fiscalização

A decisão de intensificar o monitoramento é sustentada pelo histórico de acidentes. Os dois cruzamentos registraram, entre 2024 e 15 de outubro de 2025, um total de 30 sinistros (acidentes) não fatais.

A nova operação com câmeras de 360 graus será monitorada remotamente por agentes do Centro de Controle Operacional (CCO) da Emdec, que atuam na elaboração dos autos de infração.

Com a nova ativação, a Avenida das Amoreiras passa a ter quatro pontos de fiscalização por câmeras. Os 11 pontos de videomonitoramento já ativos na cidade registraram 14,4 mil infrações entre janeiro e setembro de 2025.

A Emdec instalou sinalização vertical (“Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”) para informar os condutores sobre a nova operação.