escrito por
Gilberto Beaumont
Última coluna
-
Campinas optou por mais do mesmo. Infelizmente ou não?
Passadas as eleições municipais, Campinas se consolida como uma das cidades que mais vota mal. Além de renovar mais de 2/3 de uma Câmara fraca, reelegeu com louvor um prefeito também fraco. A concorrência, muito fraca, também ajudou, mas talvez um segundo turno daria mais oportunidade para a população tentar escolher melhor entre duas opções, seja já quem fosse. Serão mais quatro anos de um governo extremamente letárgico e fraco, mas a decisão da maioria sempre deve ser respeitada, e é o que também fazemos por aqui. Vamos agora a algumas notas das últimas ocorrências políticas da cidade.
POPULAR?
Depois de consolidada a vitória, Dário esteve em um trio elétrico na Estação Cultura para comemorar a vitória nas urnas. Cheio de correligionários em volta, os poulares não eram muitos. Até porque em todo o seu governo o que menos foi visto foi o prefeito ao lado do povo.PREOCUPAÇÃO
A maior preocupação de Dário é agora tentar desatar o nó da condenação na Justiça Eleitoral. Apesar de insistir em toda a eleição que estava tudo bem, trata-se de uma condenação, apesar de ser em primeira instância. Ainda tem o TRE, o TSE e o STF. Se o TRE ratificar a decisão da primeira instância, a coisa começa a ficar complicada para a chapa vencedora.BRT PRA QUÊ?
Durante a eleição Dário estava preocupado com sua popularidade e deu três datas para iniciar as operações do Terminal Santa Lúcia do BRT, cujas obras são umas das mais atrasadas da história da cidade. O que era para estar pronto em seis meses, está sendo enrolado de propósito há mais de quatro anos. Com a reeleição garantida, não há mais data para a inauguração. Ou seja, o enrolador oficial da prefeitura, que manda e desmanda, faz o que quiser.VERGONHA
A enrolação para finalizar as obras do BRT, novamente atrasadas, são uma vergonha absurda. Agora que tudo está ganho, a prefeitura não está nem aí para o que está parado ou para o que está lento. Na campanha, Dário prometeu o novo Terminal Ouro Verde para outubro. Será que em 20 dias ele entrega? Para quem não cumpre o que diz, fica difícil acreditar.E A CÂMARA?
Surpreendentemente os campineiros reelegeram cerca de 2/3 da Câmara, ou seja, mais quatro anos para alguns parlamentares envolvidos nos mais diversos escândalos que correm à boca miúda, mas não sai na velha e arcaica imprensa campineira. E não é aqui que isso sairá. Se os campineiros reelegeram, devem ter motivos para gostar de alguns deles.RENOVAÇÃO?
Poucos novos vereadores vão estrear na Câmara. Alguns deles são bem ruins e deverão logo se integrar à ala ruim. Outra parte prometeu fazer a diferença, mas provavelmente será engolida pelo sistema rapidamente. Infelizmente, a Câmara campineira perdeu sua importância histórica junto à população. Vários parlamentares históricos e de boa índole devem estar se revirando em seus túmulos.SEM PREOCUPAÇÃO
Pedro Tourinho teve uma importante votação em Campinas, mas parece não estar muito preocupado com isso. Mal apareceu depois da eleição e aparentemente nem deve ter ficado triste com o fim do pleito no primeiro turno, até porque já tem seu cargo garantido na Câmara dos Deputados e com um gordo salário.FORA
Alguns antigos nomes que já figuraram pela Câmara dos Vereadores não conseguiram um novo mandato. Há gente que não está nem conseguindo honrar os próprios compromissos, mas fez de tudo para voltar a ter uma cadeira na Câmara, porém ficou apenas na vontade.FELIZ, LÓGICO
Dário disse na imprensa campineira que está satisfeito com o seu secretariado. Mesmo com uma legião de obras atrasadas e se arrastando como lesma manca, Dário acha que está tudo bem. A vergonha da obra do BRT não deve ter entrado nessa contabilidade.
-
Campinas escolhe opção ruim para os próximos 4 anos, que serão de obras lerdas e atrasadas
A cidade de Campinas jogou no lixo a chance de se ver melhor. Reelegeu o atual prefeito Dário Saadi no primeiro turno e com uma votação expressiva. Agora, serão mais quatro anos de letargia.
Dário usou o papo furado da pandemia para justificar vários desmandos de seu governo, além de ter tido a desfaçatez de dizer que fez certas coisas que nem estão prontas até hoje, como por exemplo o BRT.
A reeleição só foi mais facilitada graças à incompetência de seus adversários diretos. É só ver a votação ridícula que Rafa Zimbaldi teve. Seus votos não seriam suficientes nem para elegê-lo como deputado estadual.
Pedro Tourinho começou a reagir muito tarde, depois de ficar quase um mês só atacando Dário. Depois que ligou a luz de alerta no partido, as propostas começaram a aparecer, mas aí já era tarde demais.
Sem propostas concretas e prometendo absurdos apenas para daqui três anos, Dário conseguiu mais quatro anos à frente do Palácio dos Jequitibás. Serão mais quatro anos de obras atrasadas e arrastadas, mais quatro anos de ônibus velhos nas ruas, mais quatro anos de imundície e abandono no Centro da cidade, mais quatro anos de insegurança na periferia, e mais quatro anos de gabinetes entupidos de comissionados.
O mais curioso é que nas ruas só se ouviam reclamações do atual governo, dos seus desmandos e das péssimas gestões como da Emdec e da Sanasa, porém com uma votação avassaladora que Dário teve, fica difícil argumentar com essas pessoas.
Se o governo realmente era tão ruim, por quê reelegeram? Só porque o adversário mais plausível era do partido de Lula? Essa polarização infantil, patética e bizarra está minando muitas cidades, e Campinas é uma delas.
Em quatro anos de governo, Dário foi incapaz de finalizar as obras do BRT, incapaz de terminar a reforma do Centro de Convivência, isso porque são obras com verbas federal e estadual, respectivamente.
O gerenciamento dessas obras foi feito da pior forma possível, pela incompetente equipe da Secretaria de Infraestrutura, que deverá ficar mais quatro anos enrolando obras e atrasando a vida do povo.
A licitação do transporte virou uma lenda urbana. Dário teve a capacidade de dizer que fez a licitação, mas ninguém quis participar. Ele comentou sobre as cláusulas super esdrúxulas que as empresas deveriam se submeter?
Além disso, Dário está longe do povo. Não participa de eventos públicos, não anda de ônibus, não passeia pelo Centro e não conversa com o seu eleitorado. Ele é um candidato apenas da elite. É só ver o seu secretariado, recheado de Capriolis, Baraccats e outros nomes do jet-set campineiro.
Para piorar, o governo Dário deverá continuar fazendo o que mais gosta: tentar calar a imprensa com o pretexto de que tem o povo ao seu lado. Isso é uma prova contundente da soberba de sua equipe, que não desce do salto e agora deverá subir ainda mais
A população fez a sua escolha de forma maciça, e agora não poderá reclamar. Terá que amargar mais quatro anos de um governo letárgico e muito ruim.
-
Eleições mostram um futuro nefasto para Campinas, ganhe quem ganhar; Veja porquê
Amanhã a cidade de Campinas vai às urnas para escolher um novo prefeito e novos vereadores, que irão governar pelos próximos quatro anos. Infelizmente o futuro não é nada bom para a terceira maior cidade do Estado de São Paulo. Veja o porquê em 5 itens:
1 – ENROLAÇÃO
Dário foi à tv culpar a pandemia do novo coronavirus por ficar praticamente 1 ano e meio sem governar, ou seja, só cuidar das questões sanitárias referentes à enfermidade. Até aí é possível dar um crédito, mas e os dois anos e meio seguintes, com enrolação de obras intermináveis? É no mínimo absurdo as obras do BRT ainda não terem sido concluídas até hoje. Em um país sério, isso já teria sido investigado pela Câmara dos Vereadores ou pelo Ministério Público.2 – E MAIS ENROLAÇÃO
As propagandas de Dário mostram que caso seja reeleito, que é o que tudo indica, serão mais quatro anos de enrolação. Ele já promete obras simples como a de terminais de ônibus e um mini-corredor para o BRT no Corredor Central apenas para 2027, ou seja, vai ficar pelo menos três anos apenas “cozinhando o galo”.3 – VEXAME
Em debates, Dário disse que fez a licitação do transporte sim, mas que deu “deserta”. Isso mostra o quanto está desconectado da realidade e que muito possivelmente sequer leu os principais tópicos do edital. Com itens completamente ridículos e inviáveis, era óbvio que ninguém iria querer assinar contrato com a prefeitura. Se ele realmente tivesse interesse, teria feito algo decente. E provavelmente será reeleito e ainda sem o novo edital feito, apesar de duas promessas não cumpridas para este ano.4 – VAZIO
Os candidatos adversários de Dário, caso fossem eleitos, também deixariam a cidade à míngua. Rafa não tem propostas concretas, copiou a ideia do Poupatempo da Saúde de uma propaganda da cidade de Americana e ficou o tempo todo atacando Dário. Por isso está em terceiro lugar, um vexame completo. Já Pedro Tourinho ainda fez algumas propostas, mas como sempre sem falar de onde vai tirar dinheiro para implantar. E o resto do tempo, passou perdendo falando da “cassação de Dário”.5 – PÉSSIMA EQUIPE
A equipe de Dário provavelmente será mantida, ao menos em sua maioria, em um eventual novo mandato. Isso é péssimo para a cidade. Ter pessoas como o Secretário de Infraestrutura no cargo, sendo que já é “herdado” do governo Jonas quando presidiu a Emdec, é muito ruim pois serão mais obras atrasadas, mais enrolação e mais papo furado, e com prestígio. A população que sofre.NÃO APRENDE
Rafa e Tourinho estão atrás nas pesquisas por culpa das suas próprias equipes e por não aprender como funciona a política campineira. Esta coluna já havia dito antes mesmo de começar a campanha que quem dedicasse o tempo de TV a atacar seus adversários, iria perder feio, e é o que as pesquisas estão indicando. Para quem despontava na boca do povo como um “nome forte” para substituir Dário, ficar em terceiro lugar é um vexame para Rafa, que deve ter voto suficiente apenas para deputado estadual, como sempre.NÃO APRENDE 2
Desde sempre o campineiro não vota em candidato que só ataca, independentemente de quem seja o adversário, mas os marqueteiros de plantão parecem morar em outro planeta. Quem realmente conhece a cidade sabe que sempre funcionou assim, mas os dois que estão atrás de Dário preferiram os ataques gratuitos, e estão pagando caro por isso.NÃO APRENDE 3
Em 1996, quando a candidata Célia Leão atacou sistematicamente seu adversário Francisco Amaral, amargou uma derrota feia nas urnas. Isso porque Francisco Amaral já não era uma boa opção, mas como ficou na dele e ainda fez um sambinha, cantado pela banda Clave de Azes, levou. Fez um governo terrível, talvez um dos piores da história da cidade, mas levou.NÃO APRENDE 4
Em 2012 Márcio Pochmann partiu para o ataque contra Jonas Donizette, que se fez de coitado, e deu certo. Apesar de ser um nome simpático à maioria da população, Pochmann escorregou feio nos ataques e perdeu. O mesmo se repetiu em 2016, e perdeu de novo. Agora, em 2024, a novela mais uma vez se repete e Dário deverá levar, mesmo com um governo sofrívelNÃO APRENDE 5
Isso tudo mostra que Campinas está muito mal de políticos. Muitos sequer conhecem os bairros da cidade, e só aparecem na época da eleição. Dário mesmo nunca andou de ônibus com a população e sequer circula pelo Centro, algo que seus antecessores sempre fizeram. Infelizmente deverá levar este pleito por pura incompetência de seus adversários.Nesta segunda, teremos coluna especial com os detalhes das eleições.
-
Três candidatos a prefeitura de Campinas, três que escondem seus passados e se passam por “bonzinhos”
A reta final da campanha eleitoral em Campinas tem se mostrado pior que o previsto. Os três primeiros colocados nas pesquisas, com seus tetos de vidros, continuam atacando uns aos outros, sempre na maior hipocrisia. Vejam porquê:
- Pedro Tourinho ataca Dário Saadi com a história do “ficha limpa”, dizendo que o seu adversário foi cassado e está inelegível por 8 anos. Usando de completa desonestidade, reafirma isso categoricamente. Porém quando seu padrinho político, o presidente Lula, foi condenado em primeira instância, não era isso que seu partido, o PT dizia. Na ocasião, o seu partido dizia que ainda haviam outras instâncias e que na primeira não havia efeito algum. Ou seja, para Tourinho, existem dois pesos e duas medidas.
- Dário Saadi diz que tem corrupção zero em seu governo. Até o presente momento realmente não há nada que indique isso, mas mostra vários feitos de seu governo. Ele poderia ser mais honesto e mostrar que muitas das obras estão ainda em andamento e muito atrasadas, e de propósito.
- Rafa Zimbaldi entrou na onda do “ficha suja” do Dário e diz ser ficha limpa, mas se esquece do esquema em que foi citado em 2005, quando seu pai, o então deputado Salvador Zimbaldi, tentou dar dinheiro para a então vereadora Leonice da Paz, desistir de seu mandato. Na ocasião, Rafa, seu pai e Jorge Schneider participaram de uma reunião sobre esse assunto. Isso é fato e está no site https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0707200535.htm.
- Rafa também não diz que nesse entremeio todo estava o então suplente Marco Abi Chedid, dono da Sancetur (empresas de ônibus SOU), que queria entrar na Câmara com a saída de Leonice da Paz, acusada de comprar votos na época. Numa eventual eleição de Rafa, a SOU assumiria o transporte em Campinas? Caso sim, já se sabe de onde vem a amizade.
- Pedro Tourinho também se esquece, ou faz questão de esquecer, que agora como deputado federal, tem um gordo salário e não está nem aí para Campinas. Tanto que apareceu pela cidade apenas nos últimos meses, para fazer campanha. É o mesmo caminho tomado por Márcio Pochmann, que perdeu duas eleições por fazer exatamente o mesmo que Tourinho faz agora: aparece só perto de eleição e ataca todo mundo.
- Dário se vende como um prefeito do bem, até pode ser, mas esconde seu secretariado. Um de seus secretários, herdado da gestão Jonas Donizette, atrasa sistematicamente as obras de seu governo em prol da velha política. É só ver como estão o Mercado Municipal, o Centro de Convivência e o BRT. O mesmo não acontece na Secretaria de Serviços Públicos.
- Falando nisso, durante o governo Jonas, esse secretário que atrasa obras foi responsável por um enorme acúmulo de processos trabalhistas na Emdec, quando esteve na presidência, por assédio moral. Quem é de longa data na Emdec tem péssimas lembranças da sua gestão. E não pode se esquecer do tempo em que ele ficava multando as pessoas na rua, mesmo sem poder. O Ministério Público pediu sua cassação, o que foi ignorado por Jonas. Além de manter o cargo, ainda ganhou uma boquinha no governo Dário.
- Outro número que não faz muito sentido e é “comemorado” por Dário é o do BRT: 70 mil usuários. Comemorar isso é praticamente assinar o atestado de incompetência e fracasso do sistema. Qualquer outra linha simples e mediana carrega mais de 100 mil pessoas por mês. Um BRT, que é um sistema de massa, carregar só 70 mil pessoas por mês, é confirmar a incompetência e a irresponsabilidade com o dinheiro público.
- Rafa parece um papagaio com a história do Poupatempo da Saúde. Sem propostas concretas para a cidade, repete o que já existe, como dar passagens para pessoas em situação de rua voltarem para suas cidades de origem. Sobre o Poupatempo da Saúde, só se falou que a ideia é fazer no prédio do Palácio da Justiça, que nem tem estrutura interna para esse tipo de empreendimento, e o que teria lá, mas nada sobre como seria feito. Ou seja, mais uma proposta vazia.
- Ao lado de Rafa, Tourinho e alguns candidatos a vereador do PT, sem qualquer responsabilidade com o dinheiro do contribuinte, prometem tarifa zero no transporte público, mas não dizem quem vai pagar a conta. Nenhuma cidade do porte de Campinas tem isso justamente por conta do custo altíssimo, mas isso ninguém conta. Um candidato a vereador do PT ainda prometeu “municipalizar” o transporte, algo que já foi feito e não foi pra frente. Pessoas assim esquecem ou fazem questão de não conhecer a história e prometer o impossível em nome do poder.
- Os outros dois candidatos a prefeito, nem aparecem. Mas Wilson Mattos em entrevista recente se passou por coitado, dizendo que se morasse no Brasil seria um pobre, e que ficou rico indo trabalhar nos Estados Unidos. Grande ‘ideia’ para a prefeitura de Campinas…
Por Gilberto Beaumont.
Leia também: Ônibus em Hortolândia será de graça no dia das eleições
-
A política correndo solta em Campinas, ao lado do fogaréu e de egos inflados
DISPARADO
A campanha de Dário Saadi para prefeito de Campinas está muito à frente dos seus adversários. Quase todos os dias aparece alguma inserção nas redes sociais, enquanto dos demais dificilmente aparece alguma coisa. O atual mandatário já veio com tudo.PAPO FURADO
E conforme previsto por esta coluna, alguns candidatos a vereador já começaram a prometer o impossível, como a tarifa zero no transporte público. Todo mundo sabe que em Campinas o projeto é inviável, mas ainda vão tentar enfiar isso goela abaixo no eleitor.MILAGRE
Depois de muita briga, a Emdec admitiu que se faz necessária uma parada do BRT na Avenida Moraes Salles. Apesar de não sair conforme o esperado, pois a parada será um pouco distante do ideal, mas ao menos ouvir o clamor popular já é alguma coisa.EGO 1
A parada na Avenida Moraes Salles diferente dos moldes propostos pelo ODC em uma campanha incisiva por isso, mostra que a Emdec pensou mais ou menos da seguinte forma: “vamos implantar, mas será do nosso jeito”. De qualquer forma, essa parada é uma vitória de toda a população.EGO 2
Apesar dessa nova parada, ainda segue a disputa de egos dentro da Emdec, pois foi mantida a segunda passagem do BRT 10 e do BRT 11 dentro do Terminal Central, infelizmente. Isso foi um erro crasso, mas seu responsável não quer admitir que errou.FOGO 1
A prefeitura de Campinas acendeu o alerta depois da fumaceira amarela que cobriu a cidade no dia de ontem. A respiração ficou difícil para todo mundo e o sol praticamente sumiu no meio de tanta fumaça.FOGO 2
No Estado foi montado um gabinete de crise para resolver essa questão dos incêndios. Seis rodovias precisaram ser fechadas para evitar que as pessoas fossem atingidas pelo forte fogaréu nos canaviais.FOGO 3
O fogaréu que atingiu a região de Ribeirão Preto está sendo tão intenso que a fumaça densa percorreu mais de duzentos quilômetros e chegou à região de Campinas. Nesta sexta a fuligem caiu por toda a cidade e dificultou a respiração da população.CACHORRINHO
O número de candidatos a vereador em Campinas que têm como “pauta” o cuidado com os animais é muito grande. Um deles, com um sobrenome ‘famoso’ nesse nicho, insistentemente pede votos através de celular, sobretudo junto à mulheres.PARA FECHAR
Alguns vereadores que estão no exercício do mandato deveriam ter um pouco de vergonha na cara e nem tentar a reeleição. Aprontaram todas nessa legislatura mas querem mais quatro anos de boquinha. É um absurdo.
-
E a campanha eleitoral começou, com emporcalhamento de avenidas
EMPORCALHAMENTO
A campanha eleitoral deste ano já começou da pior forma possível. Na manhã desta última sexta-feira o canteiro central da Avenida John Boyd Dunlop estava lotada de material de um candidato a vereador. A demarcação de território já estava feita.NA FRENTE
A maior parte dos materiais que começaram a circular nas redes sociais é do atual prefeito Dário Saadi, que tenta a reeleição. Outros candidatos praticamente não apareceram, mas nos próximos dias alguma coisa já deve sair.MUSIQUINHA
Dário já tem até jingle pronto. A campanha saiu na frente dos adversários, porém os ataques vão vir, da pior forma possível. Para os demais candidatos, a mesma coisa: ataque para todo lado.HISTÓRICO
Quem acompanha política em Campinas há muito tempo sabe que o eleitor da cidade não gosta de ataques. Geralmente quem ataca mais, perde. O campineiro gosta do candidato com propostas. Se alguém tentar apenas atacar, vai perder feio.PARADA
A Emdec ainda insiste no erro crasso de manter as linhas BRT 10 e BRT 11 parando duas vezes no Terminal Central. O local, além de inseguro e insalubre, faz conexão com quase nada. Na Avenida Moraes Salles a parada seria muito mais interessante.MISTÉRIO
Ainda é um mistério o vereador que levou um monte de gente em um ônibus na Conferência de Trânsito e Mobilidade da Emdec no começo do mês. Até criança estava dentro do coletivo.LIMBO
Alguns vereadores antigos estão tentando voltar à cena política neste ano. Cassados em outros tempos, ou renunciantes, ou simplesmente não reeleitos por serem fracos, agora relembram feitos bem fraquinhos para ganharem alguns votinhos. É a tentativa de sair do limbo.DE GRAÇA
A pergunta que nunca quer calar: se para ser vereador não houvesse remuneração, será que muitos desses atuais candidatos tentariam disputar uma vaga na Câmara? A população, no fim, sabe quem está se candidatando apenas pelo dinheiro.TORCIDA
Há quem está fortemente na torcida contra a reeleição de alguns vereadores da cidade. Ou porque alguns deles mentem, ou porque outros são grosseiros, ou então simplesmente porque são ruins de serviço.PARA FINALIZAR
A prefeitura de Campinas está espalhando vários coqueiros pelos canteiros centrais de avenidas. Há tantas árvores mais interessantes para a população do que coqueiros, mas alguém deve estar ganhando (muito) com isso. E é só. Boa semana!
-
Tragédia em Vinhedo mobiliza região, o debate dos prefeituráveis de Campinas e a Emdec preocupada
TRAGÉDIA 1
A queda da aeronave da VoePass em Vinhedo no início da tarde desta última sexta-feira, dia 09/08, movimentou toda a política da região. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, foi até a cidade vizinha prestar solidariedade às famílias das 61 vítimas da tragédia.TRAGÉDIA 2
Durante todo o dia o prefeito de Vinhedo, Dr. Dário, recebeu políticos da alta cúpula paulista, prestando solidariedade e colocando à disposição da municipalidade efetivos de emergência para ajudar nos resgates.TRAGÉDIA 3
Esteve presente em Vinhedo o governador Tarcísio de Freitas, para acompanhar de perto o resgate dos corpos das 61 vítimas da queda da aeronave da VoePass. Secretários e outros prefeitos também estiveram presentes na cidade.TRAGÉDIA 4
As prefeituras das redondezas de Vinhedo enviaram equipes das forças de segurança, bombeiros e efetivos da Defesa Civil para auxiliar nos resgates. Helicópteros chegavam a todo momento no campo de futebol do bairro da Capela, onde o avião caiu.TRAGÉDIA 5
A presença do Estado em tragédias desse vulto é muito importante, sobretudo em cidades de pequeno porte como Vinhedo, que geralmente dispõem de efetivos reduzidos de bombeiros e de equipes da Defesa Civil, e a solidariedade de prefeitos também se fez de grande importância.VERDADEIRO SHOW
Na quinta-feira, dia 08/08, a Band Campinas promoveu o primeiro debate entre os prefeituráveis da metrópole. Estiveram presentes Dário Saadi, Pedro Tourinho, Rafa Zimbaldi e Wilson Mattos. Tudo foi um verdadeiro show. De horrores ou não.DESCONHECIMENTO
Os prefeituráveis estavam perdidos, não sabiam responder sobre temas básicos da cidade e alguns se preocuparam apenas em atacar. Um deles fez papel de ridículo na frente das câmeras, causando até vergonha alheia.NÍVEL BAIXO
Apenas o debate foi suficiente para mostrar que Campinas mais uma vez vai penar para escolher alguém decente para a prefeitura, pois não há propostas, não há conhecimento e há muito ataque, o que não é nem um pouco interessante para o eleitor.TETO DE PAPELÃO
Alguns prefeituráveis não têm nem teto de vidro, é teto de papelão. Adoram pagar de mocinhos, mas na verdade têm um passado bem sujo. Antes de tocar no presente de alguns, as pessoas deveriam pelo menos olhar para seus próprios passados.PARA FECHAR
A Emdec deveria se preocupar mais em colocar o BRT e melhorar o transporte do que com o que este colunista fala sobre a empresa. Enquanto há críticas, há democracia. Só ficar reclamando de críticas não ajudam em nada a melhorar a vida da população.
-
Governo Dário perde apoio importante para a reeleição. Como fica o xadrez político?
A política campineira fechou a semana pegando fogo. Vamos acompanhar?
DESEMBARQUE
O União Brasil, um dos maiores parceiros do governo Dário Saadi, deverá apoiar o rival Rafa Zimbaldi. A decisão veio de cima para baixo, ou seja, do diretório estadual para o municipal.PEGOU MAL
No domingo passado, o partido esteve junto de outros no lançamento da campanha de reeleição de Dário em um enorme evento no Shopping Dom Pedro em Campinas. Teve até sambinha de alguns figurões que estão há anos no governo.E AGORA?
O clima no diretório campineiro é de velório, pois provavelmente deverá haver uma debandada do pessoal do partido no governo. As presidências do Ceasa e da Emdec deverão mudar com a saída do União Brasil do atual governo.PESQUISAS
As últimas pesquisas de intenção de voto em Campinas ainda mostram Dário Saadi na frente, mas poucos pontos à frente de Rafa Zimbaldi. Lá atrás, em terceiro lugar aparece o petista Pedro Tourinho, que precisará ainda trabalhar muito para ter alguma chance.JOGO
Com a ida do União Brasil para a campanha de Rafa, a bucha ficou para a turma do Dário, que terá que rever toda a campanha a ser iniciada nos próximos dias. O partido tem apenas três vereadores, mas todos muito influentes em suas regiões.VANTAGEM
A questão agora é a manutenção do União Brasil no atual governo, pois algumas áreas ainda são estratégicas e têm projetos em andamento. Se todos ficam, a máquina pública, de certa forma, trabalhará também para a oposição.ERROS
A falta de carisma de Dário Saadi o fez perder muitos pontos, sobretudo entre os mais pobres. Falta de contato com a população deverá pesar muito nessa campanha. Não que Rafa Zimbaldi seja “o popular”, mas o atual mandatário é outro.VERBINHA
Falando em Rafa Zimbaldi, por ser alguém que quer a prefeitura, mandou pouca verba para a cidade sendo um deputado estadual. Está apenas em terceiro lugar entre os que mais enviaram emendas para cá. Poderia ter trabalhado mais, já que “ama” tanto a cidade.BAGUNÇA
A prefeitura agora deverá ficar uma bagunça nos próximos dias com o começo da campanha eleitoral. Muita gente afastada, pouca gente trabalhando e campanha correndo solta. Esperamos apenas que não haja prejuízo ao serviço público.PARA FINALIZAR
Campinas está perdida no meio de candidatos tão ruins para a prefeitura. Quem disser que fará diferente, com certeza está enganando o eleitor. No fim, é quase tudo farinha do mesmo saco, mas na hora do voto, todos farão questão que são diferentes. Fiquem de olho!
-
Panfletagem de “pré-candidato” e papo furado de pet… É a campanha nas ruas!
Depois de duas semanas de descanso, vamos retomar os comentários da nossa amada cidade, que está fervilhando.
PRÉ-CANDIDATO?
Um pré-candidato a prefeito de Campinas já está espalhando seus panfletos por toda a cidade. É a primeira vez que um “pré-candidato” faz panfletagem para anunciar algo que nem está oficialmente confirmado. E assim a campanha começa antes da hora.PASSADO
Alguns candidatos devem ter uma enorme vergonha de seus passados, que são mais sujos que esgoto. Agora, posando de bons moços, esses candidatos vão implorar pelos votos dos campineiros como se fossem santos. Mas o teto desses é de vidro, quiçá de papel celofane.VERGONHA
Já outros candidatos não têm um pingo de vergonha na cara de tentar mais uma vez voltar à Câmara dos Vereadores. Já passaram por vários escândalos quando estiveram filando uma cadeira lá, e agora querem voltar. Que o eleitor não esqueça desses.MAIS QUE CHOCOLATE
É impressionante o prestígio que alguns secretários continuam tendo no governo Dário. Mesmo com uma tonelada de obras atrasadas, esses secretários continuam gozando da simpatia do mandatário do Palácio dos Jequitibás. Mais prestígio que o próprio chocolate.BURACO
A turma responsável pela obra interminável do BRT deveria se esconder em um buraco de tanta vergonha, ao ver a obra da estação que está sendo paga por um shopping da cidade caminhando rapidamente. A obra ficará pronta antes até de várias estações que estão sob a responsabilidade da prefeitura.E O PETÊ?
Muita gente diz que hoje não vota mais no Partido dos Trabalhadores não por conta do candidato linha de frente, mas por causa da equipe que deverá entrar na prefeitura em caso de vitória do candidato do partido. O curioso é que com Dário não será diferente, pois tem secretário tão ruim que não sai nem com reza brava, e deverá continuar.IMUNDO
O entorno do Terminal Central em Campinas continua intransitável, imundo e insalubre. O amontoado de barracas de camelôs, torrando as paciências de quem quer apenas pegar um ônibus para voltar pra casa, parece nunca ter fim. É uma sujeira tão grande que muita gente prefere pegar ônibus em outros locais. E o tal shopping, até agora, nada.SUBSÍDIO
A prefeitura de Campinas, conforme já previsto, anunciou o aumento do subsídio no transporte de Campinas. Até aí não é um problema pois o custo só sobe, mas e a licitação? Até quando o certame será prorrogado? É inacreditável que se passaram quatro anos e tudo continua parado. Uma vergonha.ÁRVORE
Várias árvores estão sendo plantadas por toda a cidade. Avenidas inteiras estão recebendo mudas de coqueiros. Será essa a planta certa para esse tipo de local? O problema é apenas estético ou de falta de sombra? Pois coqueiro quase não faz sombra.PARA FINALIZAR
Não caiam no papo furado do cuidado dos cachorrinhos e gatinhos. Vários candidatos a vereador já estão nessa, de que vão cuidar de todos os cachorrinhos da rua, mas Campinas já teve um exemplo disso e nunca mais elegeu os que prometiam cuidados e entregavam maus-tratos. Abram os olhos!
-
Lula em Campinas, Dário passa vergonha e os atrasos constantes na cidade
PRESIDENTE
Na última quinta-feira o presidente Lula esteve em Campinas para fazer anúncios de investimentos na cidade. Lula passou também por outras cidades da região e fez inauguração de obras federais. Por aqui entregou mais um trecho do BRT, que teve verba majoritariamente federal.CONSTRANGIMENTO
Durante o discurso, Lula deu um puxão de orelhas no prefeito Dário Saadi, que sempre pede verbas mas não apresenta projetos para tal. Lula disse que ele não tem problemas para enviar dinheiro para Campinas, mas que precisa ter projeto para apresentar.VAIAS
Com uma platéia majoritariamente petista, Dário Saadi foi sistematicamente vaiado. Lula precisou intervir e pedir respeito. Saadi é do Republicanos, mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas, que nos últimos dias teve algumas rusgas com o presidente.PROJETOS?
Três importantes projetos da cidade foram aprovados para receber verbas federais: os terminais Amarais e Campo Belo, e as estações do BRT no Corredor Central. O problema é que a prefeitura tem o hábito de fazer projetos genéricos e só depois iniciar o executivo. Essa forma de trabalho, que costuma atrasar as obras, geralmente vem do mandatário da pasta de Infraestrutura.BAGUNÇA
Não se sabe até o momento o motivo pelo qual o mandatário da Infraestrutura tem essa forma de trabalho, deixar os projetos finais para depois da licitação e escolha da empresa que executará a obra de forma efetiva. Isso já mostrou-se ineficiente e um fator decisivo para os atrasos constantes em tudo que está sendo feito.MERCADÃO
Um dos exemplos de problemas é a reforma do Mercado Municipal. As obras estavam previstas para serem finalizadas antes do aniversário da cidade, que será comemorado na semana que vem. Ainda há muito por fazer, porém a Infraestrutura já resolveu se defender antes que fosse criticada: o piso apresentou problemas durante a execução da obra, e por isso precisou de mais tempo.DESCULPAS
Essas desculpas são típicas e tudo vem da mesma equipe. Outro exemplo é o atraso sistemático nas obras do BRT, que já teve o prazo prorrogado várias vezes. Pelo contrato firmado com a empresa que deve terminar o trecho final do Corredor Ouro Verde, as obras deveriam ser finalizadas neste mês, mas como ainda há muito por fazer, há uma cláusula que prorroga o prazo por mais três meses, ou seja, final de outubro. Será que desta vez tudo ficará pronto até lá?RABO PRESO
Mesmo com esse monte de obra atrasada, o prefeito Dário Saadi ainda mantém no governo uma pessoa que não consegue cumprir prazos e ainda dá as desculpas mais sem pé e nem cabeça para justificar. Em qualquer governo sério, o mandatário da Infraestrutura já teria sido substituído, mas aqui em Campinas parece que há uma velha política do “rabo preso”.HORRORES
As campanhas antecipadas (e irregulares) para a Câmara Municipal continuam. O “melhor” é que algumas particularidades de determinados candidatos começam a aparecer. Há quem é acusado de violência doméstica, outro por rachadinha com seus assessores, outro por desviar dinheiro de shows…PARA FINALIZAR
A matéria do ODC sobre as catracas do BRT escancarou um grande problema no transporte público da cidade: o passageiro. Muitos acham normal evadir tarifa (o que configura crime) simplesmente pelo fato do transporte ser ruim. Se for assim, então poderemos quebrar uma padaria porque o pãozinho sai ruim.
Mais conteúdos do ODC
Bom dia Campinas! Confira a previsão do tempo de hoje na cidade e os falecimentos do dia
Bom dia Campinas! Hoje é celebrado: Dia Mundial da Pesca Dia Mundial da Saudação Dia Nacional da Homeopatia Previsão do tempo para hoje, 21 de…
Prefeitura e outros órgãos fazem operação de fiscalização em ferros velhos do Pq. São Quirino em Campinas
Na última terça-feira, dia 19/11, foi realizada uma operação integrada com o objetivo de fiscalizar estabelecimentos que vendem e compram…
Sábado, dia 23/11, é dia de Mega Feirão do Imóvel em Campinas, na sede da Cohab
Neste próximo sábado, dia 23 de novembro, será realizado o oitavo Mega Feirão do Imóvel em Campinas, entre 8h e…
Prefeitura de Campinas promoverá campanha de doação de sangue entre os servidores municipais
A Prefeitura de Campinas vai promover no dia 9 de dezembro uma campanha de doação de sangue, incentivando os servidores…
Publicado compromisso entre a Caixa e Prefeitura de Campinas para obras do BRT no Centro
Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 19 de novembro, o Termo de Compromisso entre a Caixa…
Primeiro desfile do Natal dos Sonhos em Campinas acontecerá nesta sexta, dia 22/11
O primeiro espetáculo do Natal dos Sonhos de Campinas acontecerá na próxima sexta-feira, dia 22 de novembro, a partir das…