Dário convoca empresários e exige ônibus novos (mas sem pressa, tá?)
Com a missão hercúlea de melhorar o transporte público “imediatamente”, o prefeito Dário Saadi chamou nesta quarta-feira (20) os empresários de ônibus para uma reunião que pareceu mais um chá da tarde do que uma convocação de emergência. O objetivo? Pedir, por gentileza, que as empresas alugassem ou comprassem uns ônibus novos aí, se não for muito incômodo.
No encontro, estavam presentes os donos da VB, Itajaí e Campibus — as mesmas empresas que há anos operam o transporte campineiro e que, coincidentemente, continuam rodando com veículos mais velhos que a piada do “careca sem graça” do prefeito.
O secretário de Transportes, Fernando de Caires, e o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, também participaram da reunião, que teve como grande resultado… um pedido educado aos empresários.
Não dá para esperar a licitação (mas a gente vai esperar mesmo assim)
Dário declarou, com aquela firmeza de quem promete sem prometer, que “os usuários merecem conforto e qualidade”. Mas, Riverete logo explicou que a solução definitiva virá com a licitação — que está só um pouquinho atrasada desde 2022 e pode, quem sabe, sair ainda esse ano… ou não.
Enquanto isso, os passageiros que aguardem, porque a renovação emergencial da frota será feita “de acordo com a planilha de custos”, o que, na prática, significa: se for conveniente para as empresas, elas compram ônibus novos; se não for, segue o baile.
Mas e o dinheiro?
Ah, essa é a melhor parte! Atualmente, a Prefeitura não paga a parte do subsídio que deveria servir para renovar os ônibus. Mas, se as empresas resolverem colocar ônibus novos, essa parte volta a ser paga, o que, veja só, pode aumentar o valor do subsídio. Ou seja, os empresários não vão perder nada e, se bobear, ainda saem no lucro.
Licitação: o eterno “logo menos”
A Prefeitura aproveitou o release para reforçar que “dessa vez vai”: a licitação do transporte público está sendo preparada com muito carinho desde 2022, já teve várias audiências públicas, um edital que ninguém quis e até uma nova tentativa de consulta pública.
Agora, a nova promessa é publicar a minuta do edital nos primeiros 100 dias de 2025, ou seja, até abril. Se isso acontecer mesmo, será um verdadeiro milagre. Mas, se a história se repetir, é capaz de chegarmos em 2026 com os mesmos ônibus caindo aos pedaços e as mesmas desculpas esfarrapadas.
No fim das contas, a única coisa realmente “imediata” no transporte público de Campinas continua sendo a paciência dos passageiros, que já venceu faz tempo.