Chuva destrói obras atrasadas da Secretaria de Infraestrutura. E quem fiscaliza?

As fortes chuvas e vendavais que acometeram Campinas nesta última segunda-feira só veio corroborar com o que o ODC vem falando há muito tempo: os péssimos serviços prestados pela Secretaria de Infraestrutura.

Todos os equipamentos públicos que sofreram sérios danos durante a tempestade são de responsabilidade dessa secretaria, que tem como comandante o engenheiro elétrico Carlos José Barreiro.

Ele é um velho conhecido da política campineira desde quando era presidente da Emdec e foi flagrado multando motoristas durante suas horas vagas. O Ministério Público pediu a sua demissão, mas o então prefeito Jonas Donizette dobrou a aposta e o manteve.

Não só o manteve no cargo como ainda o “promoveu” para secretário de infraestrutura no governo de seu sucessor, Dário Saadi, cargo que ocupa até hoje.

A Estação BRT da Rua Piracicaba, muito mal feita assim como todos os equipamentos do BRT, só faltou ruir. Caiu o teto, iluminação foi embora e tudo precisou ser fechado por tempo indeterminado.

No Mercado Municipal começaram a acontecer coisas que não aconteciam antes da reforma super-mega-atrasada, e uma delas foi o alagamento do piso. Várias bancas acabaram inundadas por água que entrou pelas luminárias recém-instaladas.

É inadmissível que esse tipo de coisa aconteça, ainda mais com duas obras que atrasaram absurdamente com a total conivência da prefeitura. O BRT é o maior exemplo disso.

O atraso da finalização das obras durou anos e mesmo assim a prefeitura não fez nada para melhorar essa questão, muito pelo contrário, fez campanha para tentar enganar a população.

O resultado está aí: obras mal feitas, caindo aos pedaços e ninguém cobrando. Até postes da Avenida John Boyd Dunlop foram arrancados com o vendaval. E onde estão os nossos nobres vereadores?

Em nenhum momento os vereadores desta cidade cobraram essas questões envolvendo atrasos e qualidade das obras. Ao invés de fiscalizar o dinheiro público, eles preferem ficar interferindo em linhas de ônibus e colocando ponto onde não há a menor necessidade.

Tudo isso mostra que Campinas está abandonada e enganada. Lembram do vídeo do Dário falando que “não aceita obra mal feita”? Mas isso não deve valer para a Infraestrutura, onde o secretário, apesar dos seus péssimos serviços, segue com grande prestígio. O rabo preso fala mais alto.

Mas vamos fazer justiça: a obra mal feita do Terminal Mercado, com telhados mais altos que muitos prédios, não foi de responsabilidade dessa secretaria. Que fique o registro.

Leia também: Duas linhas de ônibus têm alteração de itinerário e 12 mudam de horário em Campinas