O prefeito Dário Saadi parece ter escolhido mais uma vez o seu lado diante da população. Os primeiros quatro anos foram direcionados a agradar o público com maiores verbas, e isso aparentemente vai continuar.
Mesmo com a imprensa independente, como o ODC, apresentando todas as falhas, erros e fracassos do BRT, Dário prefere “inaugurar” patinetes elétricos na Lagoa do Taquaral.
A “entrega” aconteceu no último domingo, dia 23/02. Com uma tarifa bastante salgada, esses patinetes conseguirão ser alugados mais por pessoas com maior poder aquisitivo. Os menos abastados, ficam de lado.
Enquanto isso, do outro lado da cidade, o BRT afunda. Veículos que não conseguem cumprir os horários, ônibus abarrotados na hora de pico e evasão à vontade, sem que ninguém faça nada.
De acordo com uma pesquisa elaborada pela equipe do site ODC e que será divulgada ainda nesta semana, o índice de evasão em quase todas as estações do BRT em Campinas já ultrapassa os 50%, ou seja, pelo menos quatro vezes mais do que a última pesquisa, realizada na semana passada.
A pesquisa foi obtida com exclusividade e deverá balançar as justificativas que a prefeitura inventa e arruma para que a população continue usando o BRT, que está indo de mal a pior.
Com uma evasão dessa, ou seja, considerando que pelo menos metade de quem está dentro das estações do BRT entrou sem pagar a tarifa, a deficiência financeira do sistema é uma verdade incontestável.
Esses problemas no BRT estão refletindo em toda a cidade, pois as empresas estão tendo que se virar para cobrir esses custos. Além disso, para colocar essas linhas do BRT para rodar foi necessário retirar veículos articulados de linhas altamente rentáveis, o que acabou desequilibrando o sistema.
A forma como Dário ignora o BRT é cada vez mais evidente, e gera muitas reclamações sobre seu governo em todos os pontos. Mas discutir depois de mais de 60% de votos válidos no primeiro turno, fica muito complicado.
Essa evasão absurda acontece graças ao péssimo e precaríssimo sistema de bilhetagem instalado nas estações e nos terminais do BRT. Com verdadeiras gambiarras elétricas e alturas que não barram ninguém, o sistema é facilmente burlado até por crianças. Nada foi feito para coibir isso, ou seja, mais de um ano de prejuízos crescentes.
Dário, enquanto isso, dorme em berço esplêndido, ou então em cima de patinetes elétricos que agradam seus nomes da alta burguesia campineira. Já os que mais precisam, seguem falindo o transporte campineiro, com a conivência da prefeitura.
Leia também: Raio-X dos Terminais | Campos Elíseos é novo, e já está cheio de problemas