Precisa pegar ônibus? Consulte aqui!

Pesquise por prefixo

    Pesquise por ponto de interesse

      Eleição é tempo de ressuscitar propostas ultrapassadas e fracassadas. Em nome do voto

      A semana foi movimentada em Campinas… Vamos comentar o que aconteceu de bom e de ruim? Ultimamente de bom é pouco, mas vamos lá!

      E VOLTA O CÃO ARREPENDIDO…
      Nos últimos dias começou a circular um vídeo de um pré-candidato em Campinas falando sobre o VLT. Para quem não sabe, o VLT foi um sistema de transporte que existiu em Campinas há mais de 30 anos e que era mantido pelo Governo do Estado. Esse pré-candidato foi até Santos para mostrar o VLT de lá e já começou errando ao falar sobre a prefeitura, pois o sistema é do Estado, não tem nada a ver com o município. Essa é uma “pauta” que volta em toda eleição, e que ninguém vai fazer, até por conta de seu alto custo.

      E VOLTA DE NOVO O CÃO ARREPENDIDO…
      E já tem outros pré-candidatos batendo de novo na tecla do acesso da Avenida John Boyd Dunlop à Rodovia dos Bandeirantes. Já foi falado milhares de vezes que isso não vai acontecer, até por conta da classe da rodovia, que não permite mais do que um acesso por cidade para garantir a alta velocidade dos veículos. Mas sempre tem alguém para falar essa balela e tentar ganhar uns votinhos.

      E VOLTA DE NOVO OUTRA VEZ O CÃO ARREPENDIDO…
      É o mesmo papo furado do Bilhete Único Metropolitano. Sempre que tem eleição para a Assembleia Legislativa aparece uns candidatos prometendo esse bilhete que nunca existiu. Mesmo lá dentro, esses deputados não fizeram o que deveria ser feito para a implementação. Mas na próxima eles vão voltar, e vão prometer a mesma coisa.

      O CÃO ARREPENDIDO DO PASSADO
      O papo do metrô em Campinas é velho. Nas eleições municipais de 1988 o então candidato Manoel Moreira, que era do antigo PMDB, mesmo partido do então governador Orestes Quércia, espalhou pela cidade vários outdoors falando sobre o metrô de Campinas. Que caso ele ganhasse, em parceria com o Estado faria a implantação do metrô. Na época, o principal concorrente era o candidato da situação, no caso Vanderlei Simionato, então vice do prefeito Magalhães Teixeira. No fim, os dois perderam e quem levou foi o Jacó Bittar, do PT.

      COM OU SEM VITÓRIA…
      Mesmo com a derrota de Manoel Moreira, Orestes Quércia trouxe para a cidade o projeto do VLT. Mal implementado, o chamado “metrô de superfície” tinha seu trajeto inicial o leito da antiga ferrovia Sorocabana, totalmente sinuosa. O que não foi considerado é que o trecho da Sorocabana em Campinas cortava antigas fazendas de café, por isso era toda sinuosa. Incompleta, a obra levava nada ao lugar nenhum, e acabou desativado assim que a FEPASA foi repassada ao Governo Federal, que sucumbiu ao sucateamento do modal ferroviário no país.

      AH OS VEREADORES
      Nesta semana várias inaugurações foram feitas: desde asfalto novo até caixa d’água, e eles estavam lá, ao lado do chefe da municipalidade. Muitos vereadores não estiveram nem aí para a população em três anos, mas agora querem votos. Será mandato de apenas um ano?

      VERGONHA ALHEIA
      Têm crescido na cidade o número de reclamações sobre os serviços públicos. Até aí não há problema nenhum em reclamar, até porque é só dessa forma que pode ter alguma melhora. O problema em cima disso é que grande parte dessas reclamações vão parar nos gabinetes dos vereadores, que com carteiradas, querem que as coisas sejam resolvidas ao invés de orientar a população sobre os trâmites corretos.

      NA SURDINA
      Várias reuniões já estão sendo feitas por pré-candidatos a prefeito e vereadores, e em algumas delas os maiores absurdos saem com o objetivo de tentar deturpar o processo. Tudo isso faz parte, mas mentir na cara dura é muito feio.

      E NA EMDEC…
      Enquanto isso na Emdec tudo continua na mesma: enrolação de sempre, falta de comunicação e os absurdos do trânsito. Quando mudou o comando da empresa, há mais de dois anos, esperava-se uma revolução, mas a comunicação precária com a população ainda peca. É um absurdo os terminais de ônibus não terem informações minimamente básicas para os passageiros. Mas há quem acha que tá tudo certo.

      …TUDO NA MESMA
      Por mais sugestões que são dadas à Emdec, que se diz sempre cordial e aberta ao diálogo, quase nada muda. Há algum tempo pediu-se alterações em alguns terminais da cidade para melhorar os deslocamentos das pessoas, foi dado como certo mas passado um mês, tudo continua parado. Ou os assessores não estão mais indo trabalhar, ou esqueceram que este ano é de eleição mas a cidade continua funcionando.

      É isso. Boa semana a todos!

      escrito por

      Gilberto Beaumont