Governo Dário perde apoio importante para a reeleição. Como fica o xadrez político?

A política campineira fechou a semana pegando fogo. Vamos acompanhar?

DESEMBARQUE
O União Brasil, um dos maiores parceiros do governo Dário Saadi, deverá apoiar o rival Rafa Zimbaldi. A decisão veio de cima para baixo, ou seja, do diretório estadual para o municipal.

PEGOU MAL
No domingo passado, o partido esteve junto de outros no lançamento da campanha de reeleição de Dário em um enorme evento no Shopping Dom Pedro em Campinas. Teve até sambinha de alguns figurões que estão há anos no governo.

E AGORA?
O clima no diretório campineiro é de velório, pois provavelmente deverá haver uma debandada do pessoal do partido no governo. As presidências do Ceasa e da Emdec deverão mudar com a saída do União Brasil do atual governo.

PESQUISAS
As últimas pesquisas de intenção de voto em Campinas ainda mostram Dário Saadi na frente, mas poucos pontos à frente de Rafa Zimbaldi. Lá atrás, em terceiro lugar aparece o petista Pedro Tourinho, que precisará ainda trabalhar muito para ter alguma chance.

JOGO
Com a ida do União Brasil para a campanha de Rafa, a bucha ficou para a turma do Dário, que terá que rever toda a campanha a ser iniciada nos próximos dias. O partido tem apenas três vereadores, mas todos muito influentes em suas regiões.

VANTAGEM
A questão agora é a manutenção do União Brasil no atual governo, pois algumas áreas ainda são estratégicas e têm projetos em andamento. Se todos ficam, a máquina pública, de certa forma, trabalhará também para a oposição.

ERROS
A falta de carisma de Dário Saadi o fez perder muitos pontos, sobretudo entre os mais pobres. Falta de contato com a população deverá pesar muito nessa campanha. Não que Rafa Zimbaldi seja “o popular”, mas o atual mandatário é outro.

VERBINHA
Falando em Rafa Zimbaldi, por ser alguém que quer a prefeitura, mandou pouca verba para a cidade sendo um deputado estadual. Está apenas em terceiro lugar entre os que mais enviaram emendas para cá. Poderia ter trabalhado mais, já que “ama” tanto a cidade.

BAGUNÇA
A prefeitura agora deverá ficar uma bagunça nos próximos dias com o começo da campanha eleitoral. Muita gente afastada, pouca gente trabalhando e campanha correndo solta. Esperamos apenas que não haja prejuízo ao serviço público.

PARA FINALIZAR
Campinas está perdida no meio de candidatos tão ruins para a prefeitura. Quem disser que fará diferente, com certeza está enganando o eleitor. No fim, é quase tudo farinha do mesmo saco, mas na hora do voto, todos farão questão que são diferentes. Fiquem de olho!

Sobre o ODC

Este é o único site da região que trata do transporte coletivo e mobilidade urbana com a seriedade, rigor e precisão que o tema merece.

Últimas postagens