Inimigo do transporte público, vereador quer “carnificina” no BRT

No começo do ano, neste mesmo espaço, disse que a cidade de Campinas estava com uma grande chance de continuar sendo ultrapassada e vivendo como uma pequena cidade do interior, graças aos políticos eleitos recentemente, e isso se comprovou nesta semana.

Um vereador da cidade, já velho conhecido por ser contra tudo que é relacionado ao transporte público, disse em suas redes sociais que levará à Emdec pedido de estudos para autorizar a circulação de motocicletas e veículos de transporte escolar nas faixas do BRT.

O pedido, por si só, é ridículo do ponto de vista da mobilidade urbana. É sempre importante lembrar que foi esse mesmo vereador que pediu à Emdec que liberasse a faixa do BRT para carros comuns circularem entre o Shopping Spazio Ouro Verde e o início do Jardim Marajó.

Essa liberação é responsável pela ineficiência operacional da linha BRT11, que quase sempre fica parada em enormes congestionamentos pois os carros não respeitam a ordem de sair da via quando chega um ônibus.

A desculpa desse vereador para o pedido dos motoqueiros no BRT é que a faixa é subutilizada. Isso mostra um total desconhecimento do nobre vereador acerca do transporte público, pois como é da base do prefeito Dário, deveria minimamente saber que esse formato atual do BRT não é o definitivo, e que ainda virão novas linhas e mais veículos para usar as faixas.

Para piorar a situação, o vereador justificou em suas redes sociais que levou essa demanda à Emdec pois houve solicitações de moradores da região acerca disso. Se um vereador for levar toda demanda para a prefeitura, por mais absurda que seja, a municipalidade está perdida.

Se alguém pedir para o nobre vereador levar uma demanda do tipo: campo de futebol no meio da rua pois a via fica vazia, será que o mesmo levaria? Depois desse absurdo acima, é algo a se pensar.

O que deixou tudo ainda mais absurdo é a justificativa sobre Sorocaba, que teria liberado a via do BRT local para motoqueiros e escolares e que tudo foi um ‘sucesso’, e que aqui iria ‘melhorar a mobilidade’.

Creio que tudo isso tenha sido uma falta de conhecimento da realidade, pois não é possível que um nobre vereador tenha dado tal justificativa. Em Sorocaba as coisas não aconteceram exatamente desse jeito.

Quando o prefeito local fez essa liberação absurda, houve um enorme aumento no número de acidentes com quedas e atropelamentos. Os pedestres também foram muito prejudicados pois os motoqueiros não respeitam os semáforos e as faixas de pedestre se tornaram praticamente inúteis.

Diante de tal situação, o prefeito de Sorocaba voltou atrás e autorizou apenas a ultrapassagem pela faixa do BRT, e não mais seu uso efetivo por veículos que não sejam, obviamente, do BRT.

Com as condições precaríssimas do trânsito em Campinas, nota-se que a ideia seria transformar a faixa do BRT em uma verdadeira carnificina. Se sem autorização já acontecem acidentes quase que semanais, imaginem com a autorização.

O nobre vereador parece ser contra qualquer política de transporte público de massa, pois já tem histórico disso. Quando o Terminal Ouro Verde estava com suas obras paradas, apenas compareceu no local depois de muita cobrança da população. Do contrário, nem teria ido.

A liberação das faixas do BRT para carros na região do Parque Universitário também demonstrou-se ser um erro, pois inicialmente era para ser apenas enquanto o BRT não funcionava, e acabou ficando permanente.

Isso talvez explica o porquê não há segregação nas faixas do BRT, assim como em qualquer BRT decente do mundo. Campinas insiste em deixar aberto para absurdos como esse pedido aparecerem.

É dessa forma arcaica e ultrapassada que o campineiro conhece quem realmente está interessado no coletivo e quem está interessado apenas em manter seus votos em currais eleitorais.

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