Prefeito chama donos de ônibus para pedir troca de frota, depois de série de “coincidências”

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, fez nesta última quinta-feira uma reunião com os representantes das empresas de ônibus VB, Campibus e Itajaí para discutir a renovação de frota.

A prefeitura está chamando essa renovação de “emergencial”, pois a mesma é incapaz de fazer uma mísera licitação do setor de transportes. Na reunião participaram também o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, e o secretário de transportes, Fernando de Caires.

Dário fez as suas famosas bravatas, dizendo que não é possível ficar desse jeito, porém ninguém fez promessas de que a frota será trocada, ainda mais com um contrato por vencer.

Nos últimos dias apareceram na mídia em geral vários problemas no transporte campineiro envolvendo quebras consecutivas dos veículos. Em paralelo a isso, coincidentemente ou não, dois veículos de comunicação da cidade fizeram matérias falando sobre a idade alta da frota.

Uma das matérias é repetitiva, falando o que já é de conhecimento público. A outra, muito mal escrita, parecia texto pago por alguém, pois jogou a culpa em todo mundo pelos problemas no transporte, menos na prefeitura.

Dois dias depois, a prefeitura chama os concessionários do setor para pedir a renovação ao menos parcial da frota. Tudo soou muito estranho, até porque agora Dário vai sair “por cima”, como se estivesse fazendo alguma coisa para resolver o problema.

Além disso, a prefeitura é quem está responsável pelo financiamento dos novos 512 ônibus pelo governo federal, algo que foi recusado por todos de primeira. Agora, depois de tudo isso, dessas matérias na imprensa, parece que tudo veio em “boa hora” para descer isso goela abaixo.

Enquanto isso, a licitação segue enrolada. Faltam 20 dias para completar os 100 dias do segundo governo Dário, e nada do edital sair, conforme prometido. Inclusive isso foi prometido de novo pela prefeitura.

E ao contrário do que é dito na imprensa, a primeira licitação fracassada aconteceu em 2018, e não em 2022. Na ocasião, ainda no governo Jonas, um edital completamente esdrúxulo foi barrado pela justiça e permaneceu assim por quatro anos, até que começou a se movimentar em 2022.

Desde 2023 tudo segue paralisado e a frota envelhecendo. Com os novos contratos depois da licitação, as empresas vencedoras do certame conseguem longos contratos de financiamento para a renovação da frota, o que é limitado em uma situação de contrato curto.

Com um contrato por vencer, fica difícil fazer financiamentos ainda mais com o encarecimento do valor do material rodante. A prefeitura diz que com a renovação “emergencial”, voltará a pagar a depreciação de frota, o que está barrado por conta da idade avançada.

Em outras oportunidades, as empresas já anunciam as renovações de frotas. Desta vez, não foi nada prometido, conforme a própria prefeitura divulgou. Se a solução está na licitação, porque a prefeitura então não a faz logo para resolver os problemas?

Do jeito que a prefeitura diz, parece que todos os probleams serão solucionados depois da licitação, sendo que a maior parte deles poderiam ser resolvidos ainda no atual contrato.

Enquanto isso, Vinicius foi nesta semana ouvir as pataquadas elitistas em uma reunião de bairro, para ouvir pedidos de manutenção de linhas esdrúxulas de ônibus que atendem os mais abastados e prejudicam os trabalhadores.

E assim segue a cidade das ‘coincidências’…

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