Prefeito vai “inaugurar” estação do BRT pronta e “abandonada” há meses

O prefeito Dário Saadi, com o objetivo de criar mais uma cortina de fumaça em cima dos sérios problemas no transporte público, irá fazer a “inauguração” da estação do BRT no Terminal Vida Nova. O evento político acontecerá na manhã de sexta-feira, dia 28/03.

Chega a ser uma situação bastante bizarra, pois a obra está pronta há meses, mas está fechada e totalmente sem uso. Sem ter o que inaugurar na área do transporte, fará essa para tentar dizer que está fazendo alguma coisa no setor.

A estação, assim como a maioria do BRT, foi muito mal feita, pois ela não é integrada com o terminal de ônibus que já existe no local. Foi feita uma estação mais à frente com catraca e bilhetagem própria.

O Terminal Vida Nova, que quando foi inaugurado era fechado, passou a ser aberto depois do registro de um grande número de evasões, pois lá a pessoa pagava a passagem no primeiro ônibus e podia pegar o segundo sem pagar, entrando pela porta traseira, como no Ouro Verde.

O problema é que muita gente passou a pular as catracas e entrar pelos portões dos ônibus sem pagar passagem, e por isso optou-se em fazer todo mundo pagar na catraca, inclusive o BRT 11. Com a estação, a chance da evasão voltar é enorme.

Sem segurança, a estação ficará largada, assim como já acontece com as outras estações do sistema. A não ser que seja preparada alguma coisa antes da inauguração para evitar a evasão, o que é bem pouco provável dado o histórico da prefeitura.

Depois do cafezinho para pedir renovação “emergencial” de frota criar uma cortina de fumaça que já se dissipou, a prefeitura procura fazer outras ações para dizer que está trabalhando também pelas pessoas que usam o transporte público.

Nesta semana começaram os trabalhos de sinalização de solo na futura estação Ouro Verde, que também já está pronta há meses, mas aguarda a conclusão de um banheiro para os motoristas. Tudo deverá ser inaugurado até o dia 10 de abril, dentro dos “100 dias de governo”.

Na estação do Vida Nova irá parar apenas a linha BRT 11, que já para dentro do terminal antigo. O circo político deverá começar logo cedo, pois às 11h os coletivos laranjas deverão começar a parar por lá. Será mais um show de horrores, com tanta gente alheia aos problemas da cidade, juntos.

Leia também: História dos Transportes em Campinas | A região do Ouro Verde (Capítulo 34)