Depois de muita enrolação e atrasos, o novo Terminal BRT Ouro Verde entrou em funcionamento nesta sexta-feira, dia 25 de abril. A obra demorou tanto que o atacadista que começou a ser construído muitos anos depois e há poucos metros do local, foi inaugurado antes.
A Emdec e a Prefeitura se gabam dizendo que agora sim o BRT está ‘100% operacional’, mas deveria ter vergonha de dizer essa barbaridade, já que na prática o serviço não mudará para melhor, muito pelo contrário.
As tabelas horárias das linhas BRT10 e BRT11 pioraram. A Emdec, graças aos seus ‘técnicos’, conseguiu piorar as tabelas horárias de ambas as linhas, deixando-as ainda mais demoradas.
Campinas tem um dos BRTs mais demorados do mundo, com um absurdo intervalo de mais de 10 minutos entre um carro e outro em plena hora de pico. Agora, o BRT10 tem intervalo de 11 minutos na hora de maior movimento.
A inauguração do novo terminal, na prática, melhora apenas uma coisa: o BRT11 vira uma opção para quem quer descer no Ouro Verde e integrar com as linhas de bairro. Do contrário, nada muda na prática.
Este não é um sistema BRT efetivo, ou seja, tudo que acontece neste momento é improvisado, apenas para que tudo não fique abandonado e empoeirado, ou que não tenha os materiais furtados das estações.
Mas na prática, para o passageiro diário o BRT acabou piorando o deslocamento, pois o sistema é ruim e acabou sendo piorado depois que foi colocado para circular pelo Corredor Central, um verdadeiro caos no Centro.
Voltando a falar do novo terminal, a Emdec, como de praxe, fez tudo de última hora. Apenas na terça-feira que as equipes de manutenção da empresa começaram a “mexer” no terminal antigo.
Pintaram os prédios antigos e refizeram a sinalização de solo em plena hora de pico, atrapalhando toda a operação durante três dias. O local ficou um verdadeiro caos.
Ao invés das intervenções terem sido feitas durante a madrugada, quando o terminal estava fechado, a Emdec resolveu levar suas máquinas de pintura em pleno pico da tarde, sem a menor noção da confusão que causou.
Foram três dias de bagunça, pois as pinturas terminaram apenas na quinta, um dia antes do novo terminal começar a operar. Como sempre, tudo de última hora, o que é praxe.
Já as informações para os passageiros chegaram tudo de última hora. Não houve panfletagem, cartazes ou informações complementares para os passageiros até o dia anterior da inauguração.
O que houve mesmo foi muita desinformação vinda de vereadores de baixa performance, com vídeos patéticos tentando tirar uma casquinha da obra, enquanto na realidade são pessoas completamente contrárias ao transporte público.
Ou seja, mais um circo da Emdec no terror do transporte público campineiro.
Leia também: Shopping Bandeiras recebe Feirão do Emprego nesta sexta, 25/04, com mais de 900 oportunidades